Saúde

Veganismo x Vegetarianismo você sabe a diferença?

Nos últimos anos manter uma alimentação saudável tem sido a grande procura dos brasileiros, entrando no gosto popular o veganismo e o vegetarianismo. De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope no ano de 2018, encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), os adeptos da alimentação vegetariana somam 30 milhões no Brasil (14% da população brasileira). A entidade estima que, dos 30 milhões de brasileiros vegetarianos, cerca de 7 milhões seriam veganos (3,2% da população).

Mas você sabe a diferença entre eles? Conversamos com a nutricionista Luciana Piccolo sobre as características de cada modalidade e qual a maneira correta de manter uma alimentação equilibrada. Uma prática muito adotada é o vegetarianismo que prevê uma dieta sem carne, seja ela bovina, de frango, peixe ou outro animal. Incluindo ovo, leite e derivados podem ser consumidos.

Já o veganismo por outro lado, busca excluir, sempre que possível, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais. Abrangendo além da alimentação, o vestuário, produtos de higiene, entre outras esferas de consumo. Veganos, por exemplo, procuram remédios/shampoos que não tenham tido testes em animais.

Para Luciana o primeiro passo para quem deseja adotar umas das modalidades é a busca de um profissional para realizar um acompanhamento para que a saúde não seja comprometida.

“A partir do momento que a pessoa opta por excluir os alimentos de origem animal de sua dieta, é necessário estar consciente que pode haver algum tipo de carência nutricional. É de suma importância realizar um acompanhamento, onde são realizados exames que verificam o perfil químico, vitaminas e minerais. Tudo para manter a saúde em dia e equilibrada”, destaca a nutricionista.

Segundo Luciana, o paciente deve buscar ter uma dieta rica em legumes e verduras com quantidades de frutas, além de muita ingestão de água, aliada a prática de exercícios físicos. É preciso manter um equilíbrio tanto físico como emocional para que isso não prejudique a saúde.

“O que a pessoa não pode esquecer é de que ao eliminar os produtos de origem animal, requer substituir por outros produtos com carboidratos podendo assim sobrecarregar o corpo por causa da ingestão de farináceos que aumentam a liberação de glicose”, comenta Luciana.

Muito tem se comentado de inserir esses hábitos para as crianças, para Luciana, quando iniciado cedo a mudança da alimentação mais fácil é a inserção de alimentos saudáveis no cardápio dos filhos, favorecendo assim, um bom funcionamento do corpo além da prevenção de doenças.

Os ‘novos’ vegetarianos e veganos buscam, cada vez mais, estabelecimentos que ofereçam serviços e produtos que não contenham ingredientes de origem animal. Para Luciana essa tendência só tem a aumentar com o passar do tempo, já que o novo estilo de vida durante a pandemia exigiu muitas mudanças de hábitos e costumes.

“Sempre escolham profissionais qualificados antes de iniciar uma mudança na alimentação. Acredito que uma alimentação rica em gorduras boas, com verduras e legumes variados, pouco carboidrato refinado e boa ingestão de água seja uma ótima base de equilíbrio e alimentação saudável”, afirma Luciana.

Em Caxias do Sul é possível encontrar algumas delícias no Natureba, Trigais e Lechuga, que fazem tanto pratos veganos como vegetariano. Quanto a produtos de higiene, a marca B.O.B desenvolveu shampoo e condicionadores em barra veganos e sem plástico você encontra no site usebob.com.br. A doutora Luciana atende em Caxias do Sul e as consultas podem ser feitas pelo telefone (54) 3535 2828.

Redação Leouve

Recent Posts

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

2 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 22 de abril

Hoje é o Dia do Descobrimento do BrasilO santo do dia é Santa Maria. A…

2 horas ago

Roberto Carlos apresenta em Bento Gonçalves a turnê “Eu Ofereço Flores”

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

21 horas ago

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Bento Gonçalves

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura…

22 horas ago

Caxias do Sul promove a Semana da Dança 2025

Oficinas, espetáculos e encontros gratuitos ocorrem de 25 de abril a 4 de maio. A…

23 horas ago

Papa Francisco morre aos 88 anos

O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, anunciou o Vaticano. O pontífice…

1 dia ago