Saúde

Hábitos saudáveis são arma poderosa contra o câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente em mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não-melanoma. Dados de 2018 apontam que 2,1 milhões de novos diagnósticos foram realizados e 627 mil pessoas morreram em decorrência dessa doença em todo o mundo. Os dados mais recentes do Instituto do Câncer do Hospital Tacchini, que é referência para 24 municípios da região, apontam que 15% dos casos diagnosticados no local são de mama. E o mais preocupante: 1 a cada 4 é descoberto já na fase avançada da doença.

Prevenção
Além do autoexame, é importante que mulheres acima de 50 anos realizem a mamografia de rastreamento, mesmo sem perceber nenhum sinal ou sintoma. Esse é o único exame que permite descobrir o tumor em sua fase inicial, em que a probabilidade de cura em 95%. Aliado e tão importante quanto a realização de exames, é a adoção de hábitos saudáveis. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 13% dos casos de câncer de mama em 2020 no Brasil (aproximadamente, 8 mil ocorrências) poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, da inatividade física.

Entre os desafios para uma mudança de cenário está o fato de 28% das mulheres não perceberem a ausência de atividade física como um fator de risco para o câncer, segundo pesquisa de 2020 da União Internacional para o Controle do Câncer. Portanto, praticar exercícios físicos, consumir alimentos frescos e ricos em nutrientes e cessar o tabagismo e o uso abusivo de álcool são fundamentais para evitar o câncer de mama. Além disso, os mesmos hábitos auxiliam na prevenção contra outras doenças em ascensão, como diabetes e hipertensão.

Dicas para criar o hábito de caminhar
Caminhadas diárias não exigem alto preparo físico, grandes deslocamentos ou equipamentos, portanto são uma ótima opção para quem quer sair do sedentarismo e criar o hábito de se exercitar. Além de prevenir inúmeras doenças, apenas 30 minutos de caminhada diária fortalece ossos e músculos, controla o peso, reduz a ansiedade e o estresse e melhora a disposição.

Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital Tacchini / Foto: Reprodução Internet

Sani Chiavenato

Recent Posts

Viva com Saúde – 23/04/2025 – O que é compulsão alimentar?

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre compulsão alimentar. Compulsão alimentar é um…

2 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 23 de abril

Hoje é o Dia Mundial do LivroO santo do dia é São Jorge. A lua…

2 horas ago

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

20 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

20 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

22 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

22 horas ago