Saúde

Atleta de SC é o segundo brasileiro a encarar a World Marathon Challenge

Djalma Moura, 62 anos, é o homem inquieto. Ganhou o apelido de “senhor do gelo” no ano passado, quando concluiu uma maratona no Polo Norte, depois de ter percorrido 42 quilômetros seis meses antes na Antártida. Na próxima quinta-feira, vai ganhar um novo chamamento: herói da resistência. Com outros 39 corredores vai participar da World Marathon Challenge, prova que consiste em sete maratonas em sete dias e por sete continentes.

A jornada começa em um terreno familiar ao pernambucano de nascimento que mora há 37 anos em Florianópolis. Na Antártida ocorre a primeira das sete maratonas. Dia após dia, de etapa em etapa, ele vai passar por Cidade do Cabo (África do Sul), Perth (Austrália), Dubai (Emirados Árabes), Madri (Espanha), Santiago (Chile) e Miami (Estado Unidos). Uma volta ao mundo em sete dias, e um total de 294 quilômetros percorridos com as próprias pernas.

– A variação estimada é de 50 graus entre a maratona mais quente e a mais fria. Isso, por si só, já é um grande desgaste. Até porque não há possibilidade de se fazer uma boa recuperação. Quando não estarei correndo, estarei no voo para outro continente, o que causa o desgaste físico por causa da viagem – acrescenta Djalma.

A carreira de atleta do engenheiro de minas começou para valer em 2004, quando realizou o sonho de completar a Corrida de São Silvestre, que causava fascínio desde quando a prova era transmitida em preto e branco pela televisão. Desde então, nunca mais parou. Correu maratonas ao redor do mundo, foi o brasileiro mais velho a correr nas duas extremidades do globo, sobre a neve. A partir de quinta-feira, será o segundo brasileiro a encarar a World Marathon Challenge. O primeiro foi o administrador paranaense Marcelo Alves, que enfrentou a prova em 2015, quando tinha 39 anos.

Um atleta sem limites
Djalma ignora limites e limitações, não existem para ele. No entanto, não é apenas força de vontade de superar o desafio que faz encarar a prova extrema. Ele conta com treinador, médico e nutricionista para dar suporte técnico e ajudá-lo. A preparação multidisciplinar é necessária para conseguir lidar com a maior dificuldade: a recuperação de uma maratona para outra, que será feita durante os voos entre um continente e outro. No entanto, é com muito treinamento que terá condição de suportar os 42 quilômetros diários.

– Tem sido difícil pelo calor que faz por aqui. Tenho corrido entre 30 e 40 quilômetros por dia em temperatura de 35 graus, é quase insuportável. Por semana, o volume chega perto dos 150 quilômetros. Treino todos os dias – conta.

O embarque será neste sábado rumo à Cidade do Cabo, na África do Sul, onde fica até a primeira maratona, na quinta-feira. Além de tênis e outros apetrechos de corrida estarão as bandeiras brasileira e da doação de órgãos. Na cabeça, o desejo de completar cada uma das maratonas, dia após dias, para poder pensar nos próximos desafios: correr no Deserto do Atacama (Chile) ou a prova mais íngreme do mundo, no Everest (Nepal).

– Não vai demorar. Pretendo fazer uma das duas ainda este ano – garante o resistente e gelado senhor da corrida.

Fonte: DiárioAltodoVale / Foto: Cristiano Estrela / Diário Catarinense

 

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

11 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

12 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

13 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

13 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

13 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

17 horas ago