Gastronomia

Por que consumir alimentos da estação?

Hoje em dia é comum ir aos supermercados e comprar frutas e verduras que não são da época. Mas o que isso significa para o planeta e para nossa alimentação? Inúmeras são as razões pelas quais devemos consumir os alimentos sazonais, seja pelo ecossistema, pelo sabor e também pelo preço. Confira os motivos e ajude nosso planeta a respirar melhor!

1. QUALIDADE DO ALIMENTO REDUZIDA:
Uma vez que, quando importados, os produtos devem ser preservados artificialmente para que, após longas distâncias, permaneçam aptos ao consumo, perdendo muito de sua frescura e sabor. Aqueles que são cultivados em estufas aquecidas nunca terão as mesmas propriedades que aqueles que cresceram naturalmente na terra, sob condições com as quais a natureza os programou para existir e amadurecer. E para não mencionar aqueles que são mantidos em armazéns frigoríficos por meses, cujas qualidades e sabor não podem ser comparados a uma fruta ou vegetal recém-colhida.

2. POLUIÇÃO DO PLANETA:
Para ter todo o fruto que deseja o ano todo, ele deve ser transportado ou preservado por muito tempo, gerando gases e resíduos que não existiriam para fazer uso responsável do ecossistema (por exemplo, consumir a fruta que amadurece na época atual do ano) , favorecendo assim um ambiente sustentável.

3. AUMENTO DE PREÇO:
Todas as atividades de transporte e conservação descritas acima implicam uma série de despesas para as empresas, o que compensará aumentando o preço de venda do produto, de modo que uma laranja de fora de sua estação (outono-inverno) será de muito pior qualidade e lhe custará mais do que um comprado em seu momento natural de consumo

4. EMPOBRECIMENTO DA AGRICULTURA E ECONOMIA LOCAL:

Comprando alimentos fora de época, não ajudará os pequenos e médios agricultores em seu ambiente local que não podem competir com as grandes empresas agrícolas de massa, já que se limita a produção sazonal e vendas de proximidade (algo que favorece o desenvolvimento econômico e sustentável do seu entorno próximo, e que combate diretamente a contaminação maciça do planeta com gases CO2 e resíduos nocivos).

Em resumo, se comprar, comer e cozinhar sazonalmente; Você desfrutará de uma melhor qualidade em suas refeições, a um preço muito mais justo e acessível, favorecendo a economia local e ajudando a combater a poluição preocupante do nosso planeta.

Fonte: Petitchef / Foto: Reprodução Internet

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

12 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

12 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

14 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

14 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

14 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

17 horas ago