Vida e Estilo

Especialistas alertam: Não se guarda vinagre embaixo da pia

Um alerta importante para os amantes de condimentos: assim como o ketchup, a mostarda e a maionese, especialistas alertam que o vinagre requer cuidados específicos de armazenamento após aberto. De acordo com a médica pós-graduada em nutrologia e endocrinologia, Lorena Balestra, negligenciar essa prática pode resultar no crescimento de bactérias, comprometendo a qualidade e segurança alimentar.

Essas bactérias podem causar intoxicação alimentar e outros problemas de saúde, ocasionando sintomas como náuseas, vômitos, diarreia e desconforto gastrointestinal. Além disso, a deterioração do vinagre devido à exposição ao ar e à luz também pode afetar seu sabor e qualidade, tornando-o inadequado para consumo.

Isso acontece porque o condimento é produzido através da fermentação de substâncias como frutas, por bactérias conhecidas como acetobactérias. “Durante o processo de fermentação, essas bactérias convertem os açúcares da preparação em álcool e, posteriormente, em ácido acético, que é o principal componente do vinagre e o responsável por seu sabor ácido. Como o vinagre é um produto fermentado, ele é naturalmente suscetível ao crescimento de bactérias quando não armazenado corretamente”, esclarece Lorena.

Segundo a médica, ao ser deixado fora da geladeira após aberto, o líquido torna-se suscetível à proliferação de bactérias, que podem se depositar no fundo do frasco e estragar o tempero. “Para preservar sua qualidade e prolongar sua vida útil, a maneira mais adequada de armazená-lo é mantê-lo tampado e refrigerado na sua geladeira. Isso evita a proliferação de microorganismos e mantém o sabor original”, explica a profissional.

Segundo normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é obrigatório que os alimentos informem em seus rótulos a maneira correta de armazenamento antes e após aberto, incluindo o vinagre. “Embora a maioria das marcas siga essa orientação, muitos consumidores ainda não se atentam às instruções, resultando no desperdício de alimentos antes do prazo indicado nas embalagens”, afirma a médica.

Além disso, mesmo quando ainda fechado, o vinagre deve ser guardado em local limpo, arejado e livre de umidade e calor, garantindo sua integridade e qualidade até o momento do consumo. Portanto, ao adquirir vinagre e outros condimentos, é fundamental seguir as recomendações de armazenamento para garantir a segurança alimentar e evitar desperdícios e intoxicações.

Patricia Larentis

Recent Posts

Roberto Carlos apresenta em Bento Gonçalves a turnê “Eu Ofereço Flores”

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

15 horas ago

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Bento Gonçalves

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura…

15 horas ago

Caxias do Sul promove a Semana da Dança 2025

Oficinas, espetáculos e encontros gratuitos ocorrem de 25 de abril a 4 de maio. A…

17 horas ago

Papa Francisco morre aos 88 anos

O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, anunciou o Vaticano. O pontífice…

18 horas ago

Cia de Teatro Garagem circula por Lajeado, Estrela e Santa Tereza

A Cia Garagem de Teatro e a Benov Produções vão levar o espetáculo “Oh de…

18 horas ago

Bento Gonçalves será palco da etapa classificatória dos Jogos Coloniais da 20ª Fenavinho

O evento acontece no próximo domingo, dia 27 de abril, das 9h às 16h, no…

18 horas ago