Vida e Estilo

Dia das Pessoas Idosas: como colocar o corpo em movimento para uma vida com qualidade?

Em 1° de outubro é celebrado o Dia Internacional e Nacional das Pessoas Idosas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991 para sensibilizar a sociedade sobre as questões do envelhecimento e as necessidades de ampliar as ações para a qualidade de vida dessa população. A Mercur, indústria das áreas da saúde e educação, acredita que é preciso ter um olhar atento para a saúde integral das pessoas, por isso incentiva a adoção de hábitos saudáveis que caibam na rotina, como praticar atividades físicas com conforto e segurança.

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADC/IBGE) de 2022, em 10 anos, o número de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população, ou seja, um aumento de 9 milhões de pessoas idosas no Brasil. Com o envelhecimento, muitas pessoas desenvolvem doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão. Nessa fase, também pode haver o enfraquecimento dos músculos, a perda de equilíbrio, de agilidade, de flexibilidade e de resistência muscular, e por isso as pessoas idosas ficam mais sujeitas a quedas.

Para manter a saúde integral, é necessário manter bons hábitos de saúde no dia a dia, integrando uma boa alimentação e atividades físicas para uma vida com qualidade e bem-estar. “Para as pessoas idosas, as práticas esportivas que trabalham força, por exemplo a musculação, são uma boa forma para manter ou aumentar a massa muscular. Os exercícios de equilíbrio, agilidade e coordenação também são importantes para a prevenção de quedas e de fraturas ósseas”, explica Caroline Wagner, fisioterapeuta que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercur.

As atividades físicas ajudam na independência e autonomia dos movimentos e para isso é indicado o acompanhamento profissional. “É importante ter uma orientação profissional para estar consciente dos esforços para a prevenção e cuidados de lesões. Exercícios de alongamento e aquecimento são indicados conforme a avaliação física de cada pessoa idosa, bem como o uso de recursos que cuidam dos músculos e articulações”, afirma a Fisioterapeuta.

Além de ter mais qualidade de vida e conforto físico, uma pessoa idosa ativa também fortalece a mente. “Os exercícios mantêm a saúde mental em dia, pois garantem a sociabilidade, diminuem o estresse e a ansiedade, contribuem para a criatividade e para a memória, promovem a autoconfiança e a autoestima”, finaliza Caroline.

Em 2023, a Mercur lançou a campanha de saúde Cuidado que move a vida com o intuito de estimular as práticas saudáveis e de autocuidado com conforto e segurança para manter o corpo em movimento. A empresa tem investido na cocriação para o desenvolvimento de recursos e soluções que passam por etapas de legitimação com profissionais de saúde e pessoas usuárias. Os materiais apresentam designs exclusivos, com fabricação 100% brasileira.

Sobre a Mercur  
A Mercur é uma indústria brasileira das áreas de saúde e educação, localizada em Santa Cruz do Sul (RS), que completa 100 anos em 2024. Há mais de 15 anos, iniciou uma mudança de cultura organizacional e sua gestão está amparada nos pilares ambiental, econômico, humano e social. Seu posicionamento é traduzido pelo DNA: cocriar o mundo de um jeito bom pra todo o mundo. Para isso, busca construir relacionamentos que valorizam a vida – pessoas, meio ambiente e o planeta. A empresa recriou seu jeito de ser no mundo com o foco nas pessoas: uma gestão mais horizontal e aberta ao diálogo, voltada para práticas responsáveis inspiradas em ESG (Environmental, Social e Corporate governance).

 

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

9 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

9 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

11 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

11 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

11 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

14 horas ago