A busca constante pela melhor expressão de cada vinho através de diferentes terroirs brasileiros resultaram à Vinícola Aurora grandes pontuações no concurso espanhol Bacchus 2022, realizado no fim de abril, em Madri.

A empresa conquistou as medalhas de Ouro para os vinhos Aurora Gran Reserva Touriga Nacional 2020, elaborado com uvas da Campanha Gaúcha, e Aurora Reserva Chardonnay 2020, com a variedade cultivada em diferentes pontos da Serra Gaúcha. Já o Aurora I.P. Pinto Bandeira Chardonnay 2020, com uvas produzidas na propriedade da cooperativa no município homônimo, ficou com a Prata.

A Aurora é a vinícola mais premiada do Brasil, com 773 dinstições em certames chancelados pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

Com colheita manual e garrafas numeradas, os produtos traduzem os novos projetos da Vinícola Aurora, investindo cada vez no desenvolvimento de rótulos premium e super premium. O enólogo-chefe Flavio Zilio acredita que as regiões e microrregiões produtoras brasileiras são muito promissoras, oferecendo características específicas às bebidas, que são sentidas pelos consumidores.

Enólogo-chefe Flavio Zilio

“O caminho é longo e estamos subindo os degraus. Temos muito a crescer, mas ver este reconhecimento é muito gratificante para nós e também é importante para a imagem da Aurora no mundo vitivinícola. Esse trabalho que estamos fazendo há alguns anos com vinhos especiais desmitifica o que o consumidor pensava da Aurora. Muitas pessoas associavam os rótulos da marca ao consumo do dia-a-dia. E aqui estamos nós, mais uma vez, provando a nossa diversidade, a nossa evolução e potencial enológico, tendo sucesso mais uma vez. A Aurora está ampliando seus horizontes, mas sem esquecer que somos uma cooperativa, com 1,1 mil famílias associadas”, avalia Zilio.

Gran Reserva Touriga Nacional estreia em concursos e conquista o Ouro
O recém-lançado vinho Aurora Gran Reserva Touriga Nacional 2020 fez sua estreia no Bacchus e já conquistou o Ouro em sua primeira participação em concursos internacionais. Com teor alcoólico de 13,5% e passagem de 12 meses em barrica de carvalho francês, é elaborado 100% com uvas da variedade Touriga Nacional, cultivadas na Campanha Gaúcha, região localizada próxima à fronteira com a Argentina e o Uruguai.

“Estamos ultrapassando os limites da Serra Gaúcha, já reconhecida mundialmente pela sua excelência na produção de vinhos e espumantes. Desde 2020, estamos explorando o terroir da Campanha Gaúcha, trazendo novidades e experiências diferentes para os consumidores com a linha Gran Reserva, que tem os vinhos Tannat e o Cabernet Sauvignon e que agora foi complementada com o Touriga Nacional”, conta o enólogo Flavio Zilio.

Com coloração rubi intensa, de tonalidade violácea, o Gran Reserva Touriga Nacional tem intensidade profunda e aromas de frutas negras maduras, como amora, framboesa, mirtilo e ameixa, com toques mentolados e de chocolate. O envelhecimento no carvalho proporciona também notas de baunilha, aromas doces e especiarias.

“Em boca, o Gran Reserva Touriga Nacional apresenta acidez equilibrada, taninos suaves, elegantes e vibrantes. Tem bom corpo, salientes notas de carvalho, como tostado e especiarias, que somadas ao olfato tornam o vinho um excelente exemplar desta variedade”, analisa o especialista.

O Aurora Gran Reserva Touriga Nacional está à venda exlusivamente nas lojas da Vinícola Aurora na Serra Gaúcha (Bento Gonçalves, Vale dos Vinhedos e Pinto Bandeira). Também é possível adquirir o vinho através dos telefones (54) 3455-2095/2203, do WhatsApp (54) 9.9134.5916 e pelo e-mail turismo@vinicolaaurora.com.br, com envio para todo o Brasil. O preço da garrafa é de R$ 89,90.

Já os vinhos Aurora Reserva Chardonnay 2020 e o Aurora I.P. Pinto Bandeira Chardonnay 2020 também são comercializados por estes canais, além de lojas, supermercados e e-commercers pelo Brasil.

Fonte: MCOM / Foto: Divulgação / Zéto Telöken