Categories: Últimas

O Livro do Capitel: A obra retrata e conta a história de cada um dos capiteis encontrados em Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Santa Tereza

Dois anos de dedicação, milhares de quilômetros rodados e nos próximos dias será apresentado em quatro municípios distintos o Livro do Capitel, que é o mais recente trabalho coordenado pelo fotógrafo e jornalista Fabiano Mazzotti.

Desta vez o trabalho conta com o suporte de uma pesquisa organizada em 1981 pelas professoras e pós graduadas em folclore pela Faculdade Palestrina, de Porto Alegre, Carmelina Ferrari, Loiva Carraro, Leonides Ferrari, Nelcy Ballistae e Sueli Ferrari. As professoras, que hoje contam entre 72 e 92 anos de idade, assinam o livro como autoras ao lado do próprio Mazzotti.

A obra retrata e conta a história de cada um dos capiteis encontrados no território da antiga Colônia Dona Isabel. Cada foto mostra o sítio em que o capitel está localizado e a motivação que levou à construção destas pequenas capelas existentes à beira das estradas de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Santa Tereza. Quem transita por estes caminhos não se surpreenderá ao avistar no livro paisagens conhecidas do seu cotidiano. A vantagem é que agora poderá conhecer a história de cada uma.

Tomando a pesquisa das professoras, que entrevistaram muitas pessoas que já nem estão vivas, Mazzotti aprofundou o trabalho com novas conversas junto a familiares dos envolvidos na construção dos capiteis.

A obra retrata 113 oratórios e a motivação para a sua existência e o Santo em homenagem a quem foram erigidos de forma a dar visibilidade ao valor histórico para a comunidade em que estão inseridos. Os capiteis são parte da paisagem do interior da região – característica única da serra e da área de colonização italiana. Mais do que construções em madeira, pedra ou tijolos, são símbolos do elo entre o homem e suas crenças.

Versão sonora
Outra novidade deste projeto é que além do livro impresso, há uma versão sonora acoplada em forma de CD. Ali estão gravadas histórias de forma oral de maneira inédita nos municípios envolvidos.

Cronograma
O7/12 – 20 horas, salão Paroquial em Pinto Bandeira
12/12 – 20 horas, salão paroquial da Igreja Santo Antônio em Bento Gonçalves
13/12 – 20 horas, Prefeitura de Santa Tereza
17/12 – 20 horas, salão paroquial da Igreja em Monte Belo do Sul

Fonte: Leouve / Foto: Divulgação

Fabiano Mazzotti e as professoras precursoras da pesquisa.

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

15 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

15 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

17 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

17 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

17 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

20 horas ago