Categories: Últimas

Museu do Imigrante de Bento Gonçalves sedia a exposição ‘Ver o outro: Narrativas de mulheres imigrantes’

Seja em telejornais, no universo da internet, a migração é tema da agenda das sociedades. Desde que se conhece a história do mundo, os fluxos migratórios são comuns entre as nações e entre as culturas. Este processo ocorre por diversos motivos, sejam eles econômicos, a busca de melhores condições, guerras, conflitos internos, que movem a geopolítica mundial. Dessa forma, abre-se portas em outros lugares para uma nova vida.

Partindo deste cenário que vivido intensamente desde tempos imemoriais, o Museu do Imigrante sedia a mostra “Ver o outro: Narrativas de mulheres imigrantes”, organizada por Franciele de Almeida Oliveira e com curadoria de Sabrina Moreira e Tatieli Sperry. A exposição faz parte do projeto “Movi, saberes e fazeres migrantes”.

Franciele comenta sobre o que é o projeto “Movi” que “tem como objetivo de compartilhar saberes e fazeres de diferentes coletivos, comunidades e grupos migrantes, com foco em suas trajetórias, histórias e contribuições para Caxias do Sul. A ideia surgiu em 2020 com os editais da Aldir Blanc como uma forma de estabelecer diálogo e conexão com as comunidades migrantes e imigrantes da cidade, por meio da Cultura e da divulgação dos seus saberes”.

De acordo com dados do projeto, em 2010, Caxias do Sul começou a receber senegaleses. Franciele estuda esse processo desde 2018 e traz para uma mostra um olhar feminino. O trabalho envolveu a produção de um audiovisual, lambes e as fotografias da mostra.

“Entre 2018 e 2020 realizei 23 entrevistas, em sua maioria com imigrantes e produzi meu TCC e dissertação com enfoque nas narrativas das mulheres. É comum olharmos para a imigração pela ótica masculina e a proposta da exposição é justamente olhar para as especificidades da narrativa feminina. Os registros que farão parte da exposição são parte desse acervo, desde o audiovisual produzido sobre as senegalesas em 2019, os lambes e as fotografias em 2022 por meio do FAC Visual”, ressalta Franciele.

“Ver o outro: Narrativas de mulheres imigrantes” foi realizado tendo como conceitos sobre a História Pública e a decolonialidade aliada a experiência estética. Dessa forma, trouxe releituras que evidenciam a inserção da cultura senegalesa em Caxias do Sul, na busca de um olhar feminino e da sua valorização.

“A grande referência foi a socióloga nigeriana Oyèrónkẹ Oyěwùmí. Para ela, ver é um convite para diferenciar, e na perspectiva ocidental este vai ser o sentido privilegiado. Por meio da visão, se determina e classificam os sujeitos e isso foi utilizado durante muitos séculos para justificar atrocidades contra os povos vistos como racializados. Mas através do ver, há também o contato com a pluralidade das diversas formas de ser cotidianas. Por meio da experiência estética, é possível compreender e ver no outro a si mesmo. Esse conceito da visão foi o que trouxe a fotografia para a pesquisa”, destaca Franciele.

De acordo com a museóloga do Museu do Imigrante, Deise Formolo, “a instituição museal é um espaço de diálogo e de releituras. Faz-se necessário termos olhares que evidenciam a pluralidade da nossa realidade e que faz essa ponte entre o passado e o futuro. A presente mostra expressa as novas cartografias que vivenciamos em nossas sociedades e essa convivência traz uma riqueza de vida e de tradições onde as gerações criam novas formas de perspectivas históricas”.

A exposição “Ver o outro: Narrativas de mulheres imigrantes” faz parte da programação do Dia do Patrimônio Estadual organizado pelo Museu do Imigrante e segue até o dia 23 de setembro.

Confira o site do projeto e da exposição: https://www.movisaberesefazeresmigrantes.com/

Patricia Larentis

Recent Posts

Viva com Saúde – 23/04/2025 – O que é compulsão alimentar?

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre compulsão alimentar. Compulsão alimentar é um…

59 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 23 de abril

Hoje é o Dia Mundial do LivroO santo do dia é São Jorge. A lua…

2 horas ago

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

19 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

20 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

21 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

21 horas ago