Atividades serão virtuais, com participação de alunos de todo o Brasil e também do exterior. Na fase final do concurso, projeto vencedor será premiado com um milhão de dólares para implementação de solução com foco na transformação da comida em um veículo para a mudança.

A Universidade de Caxias do Sul será coanfitriã, nos dias 15 e 16 de abril, da etapa regional do Hult Prize edição 2021, com atividades totalmente on-line e participantes de todo o Brasil, da América Latina e de países da África. Considerada a maior premiação internacional no âmbito do empreendedorismo estudantil – “um Nobel da área”, o Hult Prize propõe, na edição 2021, um desafio com foco na alteração dos sistemas de produção de alimentos. Com o tema Comida para o Bem: transformando a comida em um veículo para a mudança, a proposição é impulsionar a criação de ideias com foco na geração de prosperidade e bem-estar para a humanidade. Os projetos inscritos concorrem a um prêmio de 1 milhão de dólares, para sua implementação.

Entre os meses de março e abril são realizadas 50 cúpulas dos Impact Summits, cada uma em uma cidade diferente ao redor do mundo. Neste ano, além da competição entre as equipes participantes, o evento contará com discursos do ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso, do brasileiro indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021, Alysson Paulinelli, e do CEO da Hult Prize Foundation, Ahmad Ashkar. A abertura terá uma mesa-redonda entre o presidente da Além da Facul e palestrante da Endeavor Brasil, Luis Vabo Jr., do consultor de carreiras e diretor criativo da Nexialistas Consultores, Alberto Roitman, e de Katia Vaskys, a primeira mulher a comandar a IBM no Brasil. A discussão será a respeito das mudanças sociais e culturais vivenciadas na sociedade atual.

Após as regionais, a penúltima fase será realizada em Londres, onde os selecionados poderão aprimorar conhecimentos em negócios para catalisar seu projeto globalmente, em meio a líderes em empreendedorismo, mentores e investidores. Por fim, a Award Ceremony & Gala, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, marcará a entrega do prêmio ao vencedor.

Relevância e parceria
O coordenador do StartUCS, professor Fábio Verruck, considera a oportunidade muito importante para a Universidade de Caxias do Sul se integrar a uma rede internacional de promoção do empreendedorismo de impacto, “que além de estimular os jovens a resolverem problemas importantes da sociedade, desenvolve uma mentalidade voltada à iniciativa individual e à mudança por meio da ação”.

O diretor de operações da Hult Prize Foundation, Charlemagne Quinitio, credita o compromisso da UCS em construir líderes com visão de futuro e que colocam ênfase no valor compartilhado como a principal razão pela qual o comitê de licitação lhes deu a aprovação. “Não é todo dia que você encontra uma organização parceira que sente exatamente o mesmo que você sobre o potencial dos jovens para mudar o mundo. Estamos realmente ansiosos para ver o impacto em nível regional que nossa Cúpula de Impacto no Rio Grande do Sul pode ter.”

Acadêmicos representam UCS na etapa
A 12º edição do prêmio recebeu o número recorde de 3 mil propostas de fundações privadas, ONGs e instituições de ensino superior de mais de mil cidades em todo o mundo. Dentre os inscritos estão os estudantes da UCS Emilia Del Gaudio e Geovana Vidor, do curso de Nutrição, e Daniel Reolon, de Ciências Biológiocas, que representam a Universidade nesta etapa do concurso com o projeto EPCOW – Experimental Prototype of Collaborative Web (traduzindo para o português Protótipo Experimental da Teia Colaborativa), que visa a conexão entre pessoas e serviços por meio do empreendedorismo social e busca atingir as comunidades vulneráveis.

Fundação Hult Prize
A Hult Prize Foundation é líder de mercado em aprendizagem baseada em ação, educação de impacto e criação de empregos em larga escala para jovens. Fundada em 2009, atua para transformar a forma como os jovens enxergam suas próprias possibilidades como líderes de mudança no mundo ao seu redor. Com uma rede de 3.000 capítulos universitários e sedes internacionais localizadas em cinco continentes, a organização tem sido uma força global apoiando jovens em todos os lugares que buscam desenvolver suas capacidades no mundo do empreendedorismo e se conectar ao mundo dos negócios. Por meio do principal prêmio de empreendedorismo global de um milhão de dólares, a Hult Prize Foundation ajudou a lançar milhares de startups que resolvem ativamente os ODS da ONU e criam novos empregos em 121 países.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here