Turismo

Turismo na Serra Gaúcha: atividades em pontos seguros recebem visitantes

O turismo na Serra Gaúcha segue ativo apesar do desastre no Rio Grande do Sul. Muitas atrações não estão em pontos de perigo e recebendo os visitantes com segurança. O presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Daniel Panizzi, exemplificou que nas áreas urbanas de algumas cidades da região, a rotina da população segue normalmente.

Cidades como Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Garibaldi estão mobilizando seus trades turísticos através de reuniões com o objetivo de tratar sobre o impacto dos eventos climáticos das últimas semanas no setor.

No município de Garibaldi, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura criou um grupo com o Trade Turístico e empreendimentos da cidade. O “Avanti Turismo Garibaldi” visa planejar medidas de reestruturação e fomento do turismo no município e região.

Uma das primeiras ações do grupo foi a elaboração de um mapa atualizado com os locais em funcionamento na cidade. Com essa ferramenta, disponibilizada de forma digital para todos, é possível traçar rotas seguras para chegar nos restaurantes, vinícolas, hotéis, pousadas, atrativos, entre outros pontos de interesse em Garibaldi.

Em Bento Gonçalves, o setor está mobilizado, com hotéis e restaurantes integrados, para abrigar equipes das forças de segurança e preparar alimentação para voluntários e equipes. Locais turísticos como Caminhos de Pedra e Vale dos Vinhedos estão operando com segurança. Bento Gonçalves também disponibilizou o mapa atualizado com os locais seguros para o turismo.

Já em Caxias do Sul, as ações estão focar nas atrações turísticas que ficaram preservadas e aproveitar a malha aérea emergencial do Rio Grande do Sul. Desde que o Aeroporto Internacional Salgado Filho ficou alagado e fora de operação, em Porto Alegre, o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, tem se tornado uma importante alternativa para chegada de auxílio para resgates, doações e o transporte de passageiros do Rio Grande do Sul.

O apelo do setor hoteleiro e gastronômico é para que os viajantes não cancelem os pacotes, mas, sim, remarquem a viagem para os meses seguintes. “A nossa estrutura central está intacta. Todo o eixo turístico está muito bem, não tendo nenhum impacto. Os turistas vão poder aproveitar e ainda nos ajudarão a manter os empregos”, sinaliza o presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (SindTur Serra Gaúcha), Claudio Souza.

Confira os mapas para Turismo Seguro em Bento Gonçalves e Garibaldi:

 

Patricia Larentis

Recent Posts

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

3 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 22 de abril

Hoje é o Dia do Descobrimento do BrasilO santo do dia é Santa Maria. A…

3 horas ago

Roberto Carlos apresenta em Bento Gonçalves a turnê “Eu Ofereço Flores”

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

22 horas ago

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Bento Gonçalves

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura…

22 horas ago

Caxias do Sul promove a Semana da Dança 2025

Oficinas, espetáculos e encontros gratuitos ocorrem de 25 de abril a 4 de maio. A…

24 horas ago

Papa Francisco morre aos 88 anos

O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, anunciou o Vaticano. O pontífice…

1 dia ago