Foto: Linha 80 da Leopoldina, em Monte Belo do Sul, onde está um capitel construído em 1938/Crédito: Majola Estúdios
Com rito inaugural em um capitel de 1938, no interior de Monte Belo do Sul, a Rota dos Capitéis deu início a um novo capítulo na história do projeto turístico-cultural, ao oficializar a sinalização do trajeto regional da proposta, que contempla a valorização do patrimônio religioso de 10 municípios da Serra.
Na terça-feira (06), na comunidade da Linha 80 da Leopoldina, o público assistiu a um grande evento no qual fé e trabalho deram a tônica, em uma reverência à cultura da imigração italiana e de seu legado, acompanhada pelo embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e autoridades da região. “Hoje, é a concretização de um sonho, um momento muito especial em meio aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. A Rota dos Capitéis é um resgate histórico-cultural que conta a saga dos imigrantes através de capelas, igrejas e grutas, um povo que construiu do nada o que somos hoje, alicerçando nossa identidade cultural”, disse Marijane Paese, presidente do conselho superior do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), entidade coordenadora do projeto.
Site oficial já está no ar
A inauguração da sinalização da rota regional compreende 15 trechos que totalizam 330 quilômetros, inciando em Bento Gonçalves a partir da Igreja Matriz Santo Antônio, passando por áreas rurais e urbanas de todos os 10 municípios, finalizando em seu ponto de partida. Nessa mesma rota há outros 10 trechos dedicados a contemplar os caminhos de bicicleta, com 350 quilômetros.
A Rota dos Capitéis também terá 64 rotas circulares, cuja sinalização será realizada em outra etapa. Cada uma delas começa e termina no mesmo ponto, alcançando incríveis 2.367 quilômetros na soma total. Esses trechos poderão ser feitos a pé (533km), de bicicleta (772km) ou de veículo (1.063km). Além de Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Santa Tereza, fazem parte da Rota dos Capitéis os municípios de Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Imigrante e Pinto Bandeira. Todos eles levaram atrativos gastronômicos ao evento desta terça-feira, exibindo suas delícias regionais.
Ao todo, a Rota dos Capitéis compreende 468 construções religiosas (252 capitéis, 175 capelas, 23 grutas, 16 igrejas e duas ermidas). Nesta terça, também entrou no ar o portal do projeto (Link), que dá acesso ao guia de orientações gerais, com todas as informações para explorar os caminhos com segurança.
Mostra integra a programação dos 150 anos da Imigração Italiana O Arquivo Histórico Municipal João…
Por meio de tecnologias inovadoras, o piloto narra sua própria trajetória na exposição que estreia…
Quem participa doa para a organização e ganha camisetas, canecas e ecobags para presentear as…
O personagem Mosco Tosco está prestes a viver novas aventuras. “O Livro de Charadas do…
Na próxima sexta-feira, dia 09 de maio, inicia o 21° Encontro das Tradições Italianas (ENTRAI),…
A Secretaria Municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária…