O público consumidor têm cada vez mais necessidades imediatas e desejos implícitos, assim como anseiam por valores agregados, pois hoje, o atendimento, ponto de venda, embalagem e valores relacionados à seu estilo de vida são tão ou mais importantes que o próprio produto a ser adquirido. Aí está a necessidade de uma marca se posicionar corretamente e entender, antecipar, e conquistar o cliente de modo a combater seus competidores.

Conheça três dos formatos de lojas de varejo em alta em meio a grandes marcas – pop-up store, outlet e flagship store – tal como a diferença entre as estratégias adotadas por cada uma, para assim atender diversos nichos e consumidores potenciais.

Pop-up stores
Definidas como lojas temporárias que atraem os consumidores justamente pelo curto prazo que ficam abertas, as pop-up stores, destacam-se e fazem sucesso por meio de intervenções artísticas e afins. Assim se dá o funcionamento de uma pop-up store: diferente dos empreendimentos tradicionais planejados durantes longos períodos, poucos dias ou meses são suficientes para uma loja pop-up ganhar forma.

Entretanto, diferentemente de uma loja itinerante, ela não exige continuidade; o que define seu conceito é a possibilidade de explorar um lugar de maneira momentânea, tal como seu público e o próprio potencial do negócio, sendo a grande vantagem captar e interpretar oportunidades, fazendo assim com que o consumidor, de fato, acredite em uma ideia remota e passageira a ser usufruída em um determinado tempo.

Outlet stores
Outlet, entretanto, é a denominação dada a um novo mercado de vendas no varejo onde produtores e indústrias vendem diretamente seus produtos ao público. As lojas, localizadas na saída de grandes cidades ou em shoppings, têm como benefício a redução dos custos de manutenção, publicidade e lucros das redes varejistas, possibilitando assim a venda de grandes marcas e grifes luxuosas a preços acessíveis.

No leste dos Estados Unidos, na década de 1930, surgiu o conceito das lojas de fábricas que passaram a oferecer a seus funcionários produtos excedentes ou danificados a preços reduzidos, e assim permaneceu até meados da década de 1970. Tradicionalmente denominado como factory outlet, nos atualmente intitulados outlet stores os fabricantes vendem seus produtos diretamente ao consumidor final.

Information - The Outlet Stores Alicante

Flagship stores

Flagship stores ou concept stores traduzem-se como lojas onde se reúnem os produtos que melhor definem o conceito que guia uma marca – sua essência – apresentada de maneira inovadora. Logo, tornaram-se referências em meio às principais cidades do mundo associadas à moda, cultura, comércio e entretenimento, e, devido ao alto grau de investimento envolvido, espelham a grandeza e posição de determinada marca.

Estabelecidas ao longo dos anos de 1990, flagships stores tendem a estabelecer e comunicar a força de tal empreendimento, e carrega consigo um impacto inovador voltado a determinado tema ou estilo de vida. No Brasil, a loja conceito da Havaianas, por exemplo, disponibiliza ao cliente a possibilidade de customizar seu par de sandálias em uma “barraca de feira”, que remete à origem popular da marca.

Se você tem interesse em abrir sua própria loja, planeje-se para escolher o tipo que atende melhor ao seu propósito, necessidade e que atenderá o seu cliente de forma satisfatória também.

Azul inaugura em Congonhas sua primeira 'flagship store'

Fonte: Dicasdemulher / Foto: Reprodução internet