As três bezerras nasceram saudáveis em uma propriedade de Fagundes Varela.

A vaca Branquinha pariu bezerras trigêmeas e surpreendeu os donos e a equipe da Emater/RS – Ascar. O nascimento de trigêmeos em gado por fecundação normal é considerado raríssimo.

As terneiras são pertencentes à família de Antônio e Inês Rigo, da Comunidade de São Marcos, em Fagundes Varela. Rigo conta que acordou cedo e foi até o estábulo para iniciar os trabalhos de ordenha do seu rebanho. Chegando no local onde os animais pernoitam, encontrou a vaca Branquinha e as três bezerras que já estavam em pé. Retornou até a residência e chamou o filho Gilnei para também ver as terneiras. Branquinha é uma vaca de quinta cria e não precisou de ajuda com o parto. “Em cinco crias, a Branquinha já pariu sete terneiras e nenhum macho”, conta seu Antônio.

Conforme o veterinário da Emater/RS-Ascar, João da Luz, o nascimento de trigêmeos é raríssimo, mas, mais raro ainda é os três sobreviverem. No caso da família Rigo, as três bezerras estão vivas e bem. Como não houve nascimento de nenhum macho, as fêmeas serão férteis, podendo ser aproveitadas na propriedade para a produção de leite.

A família Rigo participou da Chamada Pública do Leite e continua sendo assistida pela Emater/RS-Ascar no município. Rigo diz que agora precisa escolher os nomes para as bezerrinhas. “Depois é cuidar, criá-las e torcer que herdem a genética da mãe”, diz.

Fonte: Leouve / Foto: Divulgação