A 7ª Sparkling Night Run ficará marcada pelos números recordes – foram 872 inscritos nas modalidades caminhada e corrida, o maior total de atletas desde a edição inicial da prova –, pelas novidades – essa foi a primeira vez que houve premiação em dinheiro para os vencedores, com distribuição de R$ 12 mil – e, sobretudo, pela emoção: foi uma edição de reencontro e superação. A Jovem Pan Serra Gaúcha esteve presente no evento, registrando os preparativos iniciais até a largada da corrida.

Com clima festivo, a corrida noturna mais charmosa da Serra Gaúcha ocorreu na noite de 27 de novembro, promovida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). “Estamos muito orgulhosos e realizados. É um privilégio ver tantas pessoas inscritas no evento, competindo e se divertindo. Só temos a agradecer a união de esforços que tornou a Sparkling Night Run possível, obrigado por nos permitirem estar vivendo esse momento”, disse o presidente da entidade, Rogério Capoani. Compartilhando a percepção, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, ressaltou que a corrida protagoniza um momento especial na história do município. “Estamos brilhando como há muito não acontecia. Queremos Bento cada vez mais bonita e promoções como a Sparkling Night Run têm papel fundamental nesse desafio”, disse. E, no que depender dos esforços da equipe de organização, a próxima edição da corrida será ainda mais marcante. “Ficamos muito satisfeitos com a prova e estamos muito otimistas para a realização da oitava edição no próximo ano e, sobretudo, conquista de novos recordes”, diz Bruno Benini, coordenador do projeto em 2021.

Com saída e chegada no Parque de Eventos, a programação iniciou com o circuito kids, com 66 participantes divididos por intervalos de idade. Na brincadeira entre os pequenos de 3 a 6 anos, o vencedor foi Bernardo Geremia, de 5. A vitória não foi acaso: a mãe, Paula, é corredora há dez anos e estimula que ele e a irmã, Isadora, sigam o mesmo caminho de priorizar a saúde e o esporte. “Levo o Bernardo junto nas competições e ele já tem hoje uma pequena rotina de treinos”, comenta.

Depois, foi a vez dos participantes da caminhada percorrerem as ruas da cidade: foram 118 participantes circulando pelos 5km do trajeto – na melhor combinação entre diversão e saúde, incentivando a prática de exercícios físicos de forma natural e prazerosa. Na chegada, Marlei Flain comentou sobre o quão gostoso foi fazer parte da modalidade. “Tudo foi perfeito. A confraternização, o clima, o visual”, disse.

Prova dos 5 km

O clima era de animação quando começou a contagem regressiva para um dos momentos mais esperados da noite – a corrida, nas modalidades de 5km e 10km. Dada a largada, a ansiedade logo tornou-se explosão de alegria com os primeiros vencedores. O primeiro a cruzar a linha de chegada foi Guilherme Kurtz, de Passo Fundo, competidor da modalidade masculina de 5 km. O corredor, que já representou o Brasil em disputas internacionais, encerrou a prova com o tempo de 15m21s. “Sou um participante mais de pistas, é a primeira vez em dois anos que corro na rua. É importante estar sempre praticando”, comentou.

Logo depois, a vencedora da categoria feminina dos 5 km, Jaqueline Webber cravou o tempo de 18m18s. Corredora natural de Santa Cruz do Sul e dona de prestígio nacional, ela parabenizou o evento pela organização. “É muito legal a retomada das corridas ocorrer assim, em grande estilo. A prova foi desafiadora, por conta dos morros característicos da região, e também pela época do ano, pois já estamos em preparação para os eventos de 2022. Fiquei feliz por encontrar amigos corredores”, celebrou.

Prova dos 10 km

Após 30 minutos de prova, os primeiros competidores do percurso de 10 km começaram a finalizar a prova. Entre os homens, o mais rápido foi o português Alberto Casimiro Paulo, com 33m16s de tempo. Radicado em Santa Cruz do Sul, ele esteve pela primeira vez em Bento Gonçalves para a corrida e estava encantado com as belezas da cidade. “A prova é muito boa e bonita, como costumam ser todas aqui da Serra. Eu estava parado, sem treinar muito, então estou muito feliz. Até pela competitividade alta”, disse.

Muito emocionada, a bento-gonçalvense Hélen Spadari foi a campeã da categoria 10 km para mulheres com um tempo de 38m49s. Ela correu com folhas entregues para a mãe, que não a pode acompanhar na conquista. “Ela sempre cuidou da casa para que eu pudesse correr desde os 10 anos. Nunca conseguiria nada sem minha mãe”, afirmou. Hélen já havia vencido a Sparkling Night Run em 2019.

Confira os 5 primeiros colocados em cada categoria

5 km – masculino

1 – Guilherme Kurz

2 – Adélio dos Santos

3 – Vinícius Scartazzini

4 – Daniel Ortiz

5 – Miguel Pagliosa e Anderson Pereira (por decisão da direção de prova e dos atletas, os dois competidores dividiram o pódio).

5 km – feminino

1 – Jaqueline Weber

2 – Káren Brunetto

3 – Suelen Spadari

4 – Ane Guerra

5 – Maiana Secco

10 km – masculino

1 – Alberto Casimiro Paulo

2 – Maicon Douglas Mancuso

3 – Jurandir de Jesus

4 – Rudinei de Mello

5 – Moises Silveira Júnior

10 km – feminino

1- Helen Spadari

2- Jocasta Oliboni

3- Ivânia Rambo

4- Deyse dos Santos

5- Alice Fae

Os atletas podem conferir seus tempos individuais no site da Chip Brasil Cronometragem, ou neste link. As fotos da prova, feitas pela Foco Radical, estão disponíveis no site www.focoradical.com.br