Uma página gringa, chamada ‘The Wood Database’, que traduzida para o português nomeia-se: ‘Banco de Dados Sobre Madeiras’, tem chamado a atenção de profissionais da construção civil, carpinteiros profissionais e amadores, curiosos e apaixonados pelos encantos naturais mundo afora. Organizado e encabeçado pelo artesão e pesquisador Eric Méier, o site conta com 560 espécies de árvores, catalogadas, organizadas e subdivididas nominalmente, por continentes, identificações técnicas, coloração, propriedades mecânicas e especificidades de cada árvore.

O ponto alto da pesquisa de Meier, fica por conta das digitalizações das madeiras em alta resolução, na seção ‘wood filter’: “Sempre que as tinha disponíveis, digitalizava em alta qualidade, assim, além de criar uma interface de usuário limpa e fácil de ler, com links informativos, procurei aproveitar ao máximo o meio online’, destaca o pesquisador e entusiasta americano, que possui 6 livros publicados sobre o tema.

A madeira, um dos recursos naturais mais fascinantes da Terra, possui, em ‘wood-database.com’, todos os holofotes e dados possíveis, ganham todos, profissionais, amadores e curiosos. E aí, qual a sua madeira preferida? Viva a natureza!