Em comemoração aos 15 anos de atuação no Estado do Rio Grande do Sul, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) realiza o seminário “Câncer: do Acolhimento ao Cuidado Integral”, no dia 25 de março (quarta-feira), no Teatro (Bloco M) da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Na programação, palestras com especialistas na área de Serviço Social, Psicologia, Comunicação, Medicina Oncológica, entre outros temas, contemplam a proposta de oferecer informações de qualidade sobre a doença, tratamentos, acesso aos direitos e qualidade de vida, focando na importância do autocuidado, na prevenção e no pós-Câncer.

O credenciamento para o Seminário, que ocorre na cidade de Caxias do Sul, se inicia às 8h, e as atividades seguem até as 16h30min da tarde, do mesmo dia. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site aapecan.com.br até o dia 23 de março.

Mais informações sobre o evento podem ser esclarecidas pelo telefone (54) 3026-9546, na Unidade da Aapecan Caxias do Sul, que está localizada na rua Irmão Anastácio, 65, no Bairro Sagrada Família. A instituição no Estado A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), de direito privado, sem fins lucrativos. A instituição surgiu da ideia de um grupo de voluntários que realizavam atividades com a comunidade em hospitais, bairros e associações beneficentes.

A primeira Unidade da Aapecan nasceu em Caxias do Sul, sendo fundada no dia 28 de março de 2005. Atualmente com sede no município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, tendo mais 13 Unidades mantidas no Estado, localizadas em: Bagé, Bento Gonçalves, Camaquã, Caxias do Sul, Ijuí, Lagoa Vermelha, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana. Destas, dez possuem Casa de Apoio, para o acolhimento institucional provisório fora da localidade de domicílio.

Programação:
➔ Espiritualidade: cuidando Integralmente do Ser
Fernanda Aver Pupe (psicóloga coordenadora do setor de Psicologia da Aapecan. Especialista em Psicossomática. Membro da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática).

➔ Serviço social e a seguridade social para e pela proteção social
Simone Maria Pedott Romanenco (assistente social, com Especialização em Administração Hospitalar e Projetos Sociais e Culturais. Ampla experiência no Serviço Social, com ênfase em Serviço Social nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social. Atualmente atua na Sociedade Educação e Caridade SEC, como assessora técnica nas Políticas Públicas de Assistência Social e Educação).

➔ Você na conquista dos seus sonhos
Raquel Engel (especialista em Neurociência do Desenvolvimento Humano, Formada em Comunicação Social, Master Practitioner e Coach Trainer em PNL).

➔ A relação médico paciente humanizada
Andre Borba Reiriz (médico oncologista, atualmente é professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul, diretor de ensino e cordenador médico da Unidade de Oncologia do Hospital Geral de Caxias do Sul e prestador de serviços do Centro Gaúcho Câncer. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cancerologia).

➔ É possível encontrar um sentido para o Câncer?
Dorval de Andrade Tessari (médico ginecologista e obstetra, formado em Hipnose e Psicoterapia Ericksoniana, presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicomática – regional – RS, especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e pela Associação Médica Brasileira e em Colposcopia e Patologia Cervical pela Sociedade Brasileira de Patologia Cervial e Colposcopia, e escritor).

➔ Saúde ou doença, uma questão de inteireza do ser.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação