Roteiro Caminhos de Pedra - Crédito Fabiana Policena

Prestes a celebrar 30 anos, o Roteiro Caminhos de Pedra promove ao longo do ano de 2022 uma série de ações.

Entre elas, o 3º Concurso Fotográfico, ação que tem por objetivo captar memórias e incentivar a arte e a expressão cultural por meio de registros fotográficos que representam o patrimônio histórico e cultural do roteiro turístico.

O Roteiro é fruto da história preservada ao longo do tempo. As cercas (taipas de pedra) e as casas hoje centenárias, eram motivos de alegria e receberam variados empreendimentos comerciais como ferrarias, serrarias e moinhos. Contudo, com a construção da BR 470, que encurtava o caminho e era asfaltada, ocorreu o desvio de tráfego. Com o passar dos anos, o que antes era motivo de orgulho passou a ser visto como vergonhoso. Os moradores passaram a rebocar as suas casas, para que adquirissem o status citadino.

Somente na década de 90, a visitação turística voltou a se afirmar no município de Bento Gonçalves e, a partir deste momento, o projeto cultural Caminhos de Pedra, idealizado pelo Eng. Tarcísio Vasco Michelon, tomou forma. Ou seja, resgatar, preservar e dinamizar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à Serra Gaúcha a partir de 1875, passou a ser foco.

Atualmente, os Caminhos de Pedra, “museu vivo”, concentra o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural do país. Considerado patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul, preserva os patrimônios material e imaterial, tal qual o Talian.

Para aderir ao concurso fotográfico, fotógrafos podem concorrer com fotos que retratam as características, vivências, pontos turísticos, entre outros aspectos do Roteiro.

“Este concurso foi uma das formas que encontramos de manter vivas e próximas as lembranças do patrimônio histórico e cultural do Roteiro. Além disso, queremos a participação do nosso público visitante, por isso a escolha de uma das fotos premiadas, será pela votação popular”, comenta a presidente da Associação Caminhos de Pedra, Alice Menoncin.

Fotógrafos profissionais e amadores, de todo o Brasil, podem concorrer com até 5 fotografias feitas no território dos Caminhos de Pedra, no período que compreende os anos 1992 até 2022. O prazo limite para inscrição é até dia 31 de maio de 2022.

Serão selecionadas e classificadas pela comissão até 10 fotografias inscritas por fotógrafos profissionais e por fotógrafos amadores, sendo que as 3 fotos vencedoras na categoria profissional, categoria amador e júri popular, respectivamente, serão premiadas com produtos e experiências do Roteiro. Os demais participantes, receberão o certificado de participação.

O regulamento completo está disponível no site www.caminhosdepedra.org.br

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Fabiana Policena / Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here