Nos últimos dois meses, os esforços da Atuaserra – Instância de Governança Regional, concentraram-se em atender uma nova demanda oriunda do Programa de Regionalização do Turismo. Trata-se da construção de um plano de trabalho executável a partir das ações previstas no plano municipal de turismo.

A construção do plano de trabalho deve ser feita de forma coletiva, com a participação dos membros do Conselho Municipal de Turismo, seguindo alguns preceitos e eixos estratégicos, entre eles estão a descentralização de ações, a participação do município na regionalização, seu posicionamento no mercado, a qualificação dos profissionais associados, a captação e promoção de investimentos no empreendedorismo, a infraestrutura turística existente, as informações oferecidas aos turistas, a promoção e apoio que oferecem ao comércio e o monitoramento de atividades.

O Programa de Regionalização do Turismo consiste, basicamente, em um programa do Ministério de Turismo que tem como objetivo regionalizar as atividades turísticas no Brasil, uma estratégia mais organizada e participativa, que envolve os setores públicos e privados dos municípios brasileiros, juntamente às ações desempenhadas pelo MTur.

No dia 01 de setembro de 2021, quarta-feira, parte da equipe Atuaserra, representada pela diretora executiva Beatriz Paulus e pela assessora de comunicação, Liliane Sene Luz, participou de duas reuniões para a discussão e definição do plano de trabalho nos municípios de Carlos Barbosa e Santa Tereza.

Em Carlos Barbosa, a reunião contou com a presença do Secretário de Turismo do município, Fabio Rogério Basso, e demais integrantes do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Na conferência, realizada na sede da Sicredi Serrana, entre outras pautas, houve a apresentação e aprovação do plano de trabalho a ser executado no município, que foi criado a partir do plano municipal de turismo.

Já no município de Santa Tereza, iniciou-se a construção do plano de trabalho, ainda em desenvolvimento. A Secretária de Turismo do município, Virgínia Furlanetto, recepcionou os participantes. Estiveram presentes na reunião Mateus Nunes, da Morangos Orgânicos; Karina Chiminazzo, do Karina Atelier; Mariane Bettinelli, da agência de turismo ecológico Irmãos Bettinelli; Marciano Sartori, da Vitivinícola Renascer.

A Instância de Governança Regional, Atuaserra, é uma entidade sem fins lucrativos e possui mais de 35 anos de atuação na Região Uva e Vinho, atualmente responsável por coordenar as ações de desenvolvimento de turismo de 30 municípios.

Fonte: Assessora de comunicação / Foto: Reprodução Internet/Atuaserra / Divulgação