Já ouviu falar na serotonina? É um dos quatro hormônios responsáveis pela alegria de viver (os outros 3 são endorfina, ocitocina e dopamina). Vamos falar apenas da serotonina porque está “relacionada” a nossa alimentação. Ela faz a transmissão de dados entre os neurônios e para isso, alguns alimentos ajudam exatamente nesse caminho. Te fez pensar no chocolate? No leite quente? Sim, são alimentos ricos em triptofano e são eles que estimulam a produção do serotonina no nosso organismo. Inclua alguns desses alimentos em sua alimentação e sinta-se melhor. E não esqueça… atividade física e ter contato com o próximo, é outra chave da felicidade.

Confira:

1. Claro, o Chocolate
E isso não é novidade pra ninguém. Há dias em que precisamos de chocolate, isso acontece porque o cacau possui triptofano, que estimulam a produção de serotonina no organismo. Mas qual chocolate?: Dê preferência ao meio amargo ou preto, já que também possuem poder antioxidante.

2. Yes, nós temos banana
Rica em carboidrato e triptofano que também ajudam na formação da serotonina, ou seja, o hormônio da felicidade.

3. Além das outras Frutas ricas em vitamina C
Temos 3 queridinhas: Laranja, maracujá e jabuticaba. Essas 3 frutas ajudam no combate ao cansaço e diminui o estresse do organismo. A laranja, rica em vitamina C é boa para o humor e tem efeitos calmantes.

4. Vamos apimentar a vida
A pimenta possui substância associada ao prazer e bem-estar. Quais pimentas? A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores.

5. Espinafre, como o marinheiro Popeye
O espinafre contém acido fólico e vitamina B, atuando assim no sistema nervoso que por sua vez ajuda na formação da serotonina e no combate ao estresse. Folhas verdes têm clorofila que desintoxicam o corpo.

6. Alface
Se depois de comer alface te der sono é normal. O alface tem efeito calmante porque encontramos a lactucina no talo da planta. Rico em lítio tem ligação direta no controle da ansiedade e da depressão.

7. Aveia
Aveia, um cereal também rico em triptofano e aminoácido, que atuam como condutores da liberação da serotonina.

8. Castanha
Outro alimento também rico em triptofana, a castanha é fonte de gordura saudável, proteína e sal mineral.

9. Arroz Integral
O arroz integral é rico em vitamina B1, importante para o sistema nervoso. Essa vitamina está presente na camada externa do arroz (pois isso o arroz integral é melhor que o arroz branco).

10. Proteínas (animal e vegetal)
Nas proteínas encontramos boas doses de triptofano que atua na formação da serotonina. Proteínas animais como as carnes, ovos, leite e derivados. Também nas proteínas vegetais como o grão-de-bico, ervilha e feijões.

Fonte: Petitchef / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here