Um ônibus-biblioteca vai levar artistas, pesquisadores, poetas e escritores a dez instituições caxienses de 07 a 21 de março. A caravana do projeto Viajante das Artes visitará nove escolas públicas de Caxias do Sul, além de uma instituição que trabalha com crianças e adolescentes, com atividades educativas, formativas e culturais. A iniciativa levará apresentações de diferentes artistas do RS que participaram do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Fundação Marcopolo no ano passado.

O ônibus-biblioteca chegará aos estudantes caxienses equipado com palcos, projetores e telas. Com estes equipamentos, os artistas viajantes das artes percorrerão este circuito levando na bagagem muitos livros, jogos educativos, teatro, poesia e música. Os locais visitados serão a Associação Criança Feliz, além das escolas públicas, Carlin Fabris, Presidente Tancredo de Almeida Neves, Mário Quintana, Presidente Castelo Branco, Senador Teotônio Vilela, São Vicente, Marianinha de Queiroz, Ruben Bento Alves e Afonso Secco.

Os artistas, autores, músicos, criadores e pesquisadores do Viajante das Artes são Alessandra Rech, Chiquinho Divilas, Feliciano Falcão – O Homem do Gato, Lucio Yanel, Ana Makki, Angela Maria Xavier Freitas, Carlos Badia, Cristiane Tedesco, Dinarte Albuquerque Borba, Rafael De Boni, o projeto RAPajador, além de Duda Keiber, Guilherme de Almeida e Valder Valeirão, do projeto Figurinhas de Pelotas e da Otroporto Indústria Criativa (abaixo, mais informações sobre cada um).

O Viajante das Artes busca na imagem do peregrino, do viajante, aquela pessoa que consegue ter muitas experiências e ser alguém que convive com muitas pessoas que pensam diferente. Assim, a partir de um olhar cosmopolita, busca-se afirmar e evidenciar diferentes repertórios artísticos como linguagem de educação, cultura e cidadania.

Realizado por De Guerrilha Produções com a colaboração da Fundação Marcopolo, o Projeto Viajante das Artes tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com Apoio Cultural da Pisani Plásticos, FOCCO Soluções de Gestão, e Sanmartin, em parceria com a Metadados.

CRONOGRAMA VIAJANTE DAS ARTES – 07 a 21 DE MARÇO
Segunda, 7, Associação Criança Feliz, manhã e tarde: Chiquinho Divilas e Alessandra Rech.

Terça, 8, Escola Mario Quintana, manhã e tarde: RAPajador

Quarta, 9, Escola Senador Teotônio Vilela, manhã e tarde: Chiquinho Divilas e Dinarte de Albuquerque Borba.

Quinta, 10, Escola Marianinha de Queiroz, manhã e tarde: Chiquinho Divilas, Lucio Yanel e Carlos Badia.

Sexta, 11, Escola Afonso Secco, manhã e tarde: Chiquinho Divilas e Projeto Figurinhas de Pelotas.

Segunda, 14, Escola Carlin Fabris, manhã e tarde: Chiquinho Divilas e Angela Maria Xavier Freitas (Lanceirinho Negro).

Terça, 15, Escola Presidente Castelo Branco, manhã e tarde: Chiquinho Divilas e Cristiane Tedesco.

Quarta, 16, Escola São Vicente, manhã e tarde: Chiquinho Divilas e Ana Makki (As Princesas e o Dragão).

Quinta, 17, Escola Ruben Bento Alves, Manhã: Chiquinho Divilas e Ana Makki; tarde Rafael De Boni (Causos e Gaitas).

Segunda, 21, Escola Tancredo Neves, manhã e tarde: Feliciano Falcão – O Homem do Gato e RAPajador.

ARTISTAS VIAJANTES

Alessandra Rech – Idealizadora do projeto Iara Cartonera, é jornalista e escritora. Desde 2016 atua como professora do Mestrado em Letras e Cultura da Universidade de Caxias do Sul, pesquisa o movimento cartonero, com ênfase a etapas de extensão comunitária, como a que culminou com a criação do coletivo Iara Cartonera. É Doutora em Literatura Brasileira (UFRGS).

Chiquinho Divilas – Rapper e ativista social, Mestre e Doutorando em Diversidade Cultural, dirige o projeto Cultura Hip Hop nas Escolas, em parceria com a Fundação Marcopolo.

Feliciano Falcão, O Homem do Gato – Ator, animador, palhaço, humorista, palestrante motivacional, gestor cultural, Homem do Gato. Com 45 anos de trajetória iniciada no Rio de Janeiro, passando pelas principais cidades brasileiras e também no Uruguai, Paraguai e Argentina. Contratado de empresas, escolas e universidades para eventos em todo o Brasil. Atualmente é diretor geral do Circo do Homem do Gato, com espetáculo gratuito no YouTube.

Lucio Yanel – Atua como violonista, intérprete, autor, compositor, ator e folclorista. Como violonista, realizou apresentações por diversos países como Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, França, Rússia, Suíça, Espanha e Estados Unidos. Radicado no Brasil há 35 anos, é considerado um dos alicerces do violão solista na música regional sulina e o violonista com maior produção na história do violão gaúcho.

Ana Carolina Makki Dal Mas (Ana Makki) – É apaixonada pelo universo da criança e sua maneira de ver o mundo, possui estudos na área da Pedagogia e das Artes Cênicas. É mãe, atriz, artesã e professora. Atua em diferentes trabalhos todos eles voltados à infância. Vive em Taquara, atuando em muitas cidades do interior do RS. Apresenta o espetáculo e o livro “As princesas e o Dragão”.

Angela Maria Xavier Freitas – Escritora, pesquisadora e professora. Também atua como diretora de teatro estudantil. Autora dos contos infantis Lanceirinho Negro, Lanceirinho Negro/Herança de Porongos e Jerá Poty.

Carlos Badia – É músico, compositor, escritor, produtor musical e cultural desde o final dos anos 1980. Na área literária, lançou, em 2016, seu primeiro livro “Recortes On-Off Line”, um livro que mistura ficção, crônicas e alguma poesia, lançado em todo Brasil pela Editora InVerso de Curitiba. Em 2017 lançou “Sílabas Ciladas”, seu segundo livro que apresenta sua produção poética.

Cristine Tedesco – É historiadora com doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realiza cursos de História da Arte em instituições de memória. É autora de publicações sobre gênero, biografia e história das mulheres. Atua como professora de História da Arte, Curadora de Arte e Produtora Cultural.

Dinarte Albuquerque de Borba – Poeta e professor, apresentará seu livro “Fissura no Asfalto”, lançado em 2021. Dinarte apresentará a obra em formato de intervenção sobre projeções de imagens e design originárias do livro e composição com sons captados nas ruas da cidade de Caxias do Sul.

Projeto Figurinhas de Pelotas

Duda Keiber – Diretor de Projetos da OTROPORTO Indústria Criativa, idealizador e Coordenador Editorial do Figurinhas de Pelotas. Produtor Cultural do Almanaque do Bicentenário de Pelotas, Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação, Pelotas Jazz Festival, entre outros.

Guilherme de Almeida – Pesquisador da OTROPORTO Indústria Criativa, responsável pelo Projeto Porto Memória, e pela pesquisa iconográfica do Figurinhas de Pelotas e do Almanaque do Bicentenário de Pelotas.

Valder Valeirão – Designer e diretor de arte do escritório Nativu Design, responsável pelo visual do Figurinhas de Pelotas e de outros projetos da OTROPORTO Indústria Criativa, além de projetos junto à Universidade Federal de Pelotas, Secretaria de Cultura de Pelotas e Ato Produção Cultural.

Rafael De Boni – Acordeonista, pesquisador e produtor musical com mais de 30 anos de carreira. Poliglota musical. Tocou em grupos de música eletrônica e hoje atua também no celebrado RAPajador e no Choros de Balcão. Apresenta e dirige o projeto Causos e Gaitas, que se dedica a pesquisar a história de personalidades importantes para a música de raiz do RS.

RAPajador – Mistura RAP e Pajada (payador, em castelhano, quer dizer repentista), surgiu no ano de 2018 de uma parceria entre o rapper Chiquinho Divilas, o acordeonista Rafael De Boni e DJ Hood. RAPajador com o objetivo de representar a tradição do Sul através da rima e da essência musical do Rio Grande do Sul.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação