Nesta quinta-feira, às 10h, na Escola Municipal Carlin Fabris de Caxias do Sul, tem o projeto Nossa Escola Tem História, com o lançamento do gibi produzido pelos alunos que trabalharam na primeira escola onde o projeto foi realizado em 2021.

Na Escola Carlin Fabris o projeto mobilizou alunos do 5º ao 9º ano. As atividades incluíram o levantamento de informações sobre a personalidade que dá nome à escola e suas histórias para a produção textual. Também foi realizada oficina de ilustração em histórias em quadrinhos para criar as tramas ilustradas no gibi. Além disso, os estudantes também participaram de uma oficina de produção textual para a criação dos conteúdos da publicação. Essas atividades foram coordenadas respectivamente pela historiadora Ana Paula Almeida, o ilustrador Ernani Carraro e o jornalista Régis Vargas .

Assim, com a entrega do gibi para a comunidade escolar, o projeto Nossa Escola Tem História aposta no caráter lúdico e de apelo que o formato gibi tem junto ao público jovem, valorizando e reconhecendo a história e a personalidade da pessoa que dá nome à escola. A proposta também deixa um legado às novas gerações sobre as figuras homenageadas pela escola, incentivando a interação comunitária e propondo uma reflexão sobre aspectos da história da Escola Municipal Carlin Fabris, suas peculiaridades e contextos.

Atualmente o projeto Nossa Escola Tem História está sendo realizado com estudantes da Escola Municipal Américo Ribeiro Mendes. A historiadora Ana Paula Almeida já ministrou oficina sobre Fontes Históricas e o jornalista Régis Vargas está trabalhando atividades de Criação Textual e Ortografia. Na sequência virão os encontros com o ilustrador Ernani Carraro para dar forma e cor aos conteúdos já trabalhados, gerando a publicação de um novo gibi educativo e cultural.

O projeto Nossa Escola Tem História tem produção cultural da Lynch Gestão Cultural e é realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul/LIC Municipal.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação