A segunda edição do Projeto Finestra inicia no próximo dia 22 de outubro, no Ponto de Cultura da UAB, com 11 oficinas de técnicas artesanais do folclore de várias etnias, com destaque para a imigração italiana na região. As oficinas são gratuitas e abertas à população. Os interessados devem se inscrever através do fone ou whats (54) 9 8146.6100.

Serão cinco encontros com três horas de duração cada, nos quais os participantes podem se inscrever em uma ou mais oficinas das seguintes técnicas: bordado em ponto cruz com temas folclóricos; crochê renascença; filé II; bordado básico e pedrarias; costura à mão e bonecas folclóricas; crochê básico em cordão; bordado vagonite; tricô básico; macramê em cordão; renda em papel vegetal; jogos educativos folclóricos. O materiais de trabalho serão disponibilizados pelo Projeto.

A primeira oficina acontece já pela manhã do dia 22 (9h), mas a abertura oficial está marcada para 13h30 com palestra sobre “Motivação” e “Ergometria” (postura correta). Ao longo do Projeto também serão apresentados painéis sobre Identidade Cultural, Precificação, Economia Solidária e Programa do Artesanato Brasileiro. Para otimizar os conhecimentos, será oferecida uma Oficina de Acessórios com duração de 12 horas. Todas as atividades são gratuitas.

O Projeto Finestra foi criado e desenvolvido a partir de experiências e pesquisas realizadas pelo grupo Imigrantes Della Montagna que, há aplica princípios de qualidade sustentável do artesanato e o respeito ao meio ambiente. O grupo se empenha no resgate do Folclore e Cultura de Caxias do Sul, através de técnicas artesanais.

A palavra “Finestra” em italiano significa “janela” e é na forma de uma “janela de oportunidade para conhecimento, renda e identidade cultural”, que os organizadores desenvolveram o projeto em 2016 com a abertura de 90 vagas totalmente preenchidas e inscrições para fila de espera. O Projeto Finestra II acontece três anos depois graças ao financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), apoio cultural das empresas Empresas Randon, Guinchos Vanin e Unimed, com produção cultural de Claudio Troian.

“São janelas que se abrem para o passado, para o presente e para o futuro. Trata-se de um curso profissionalizante e os participantes da primeira edição relatam que já tiveram bons retornos econômicos. Mas o melhor retorno é a saúde social, a integração e a perspectiva de criar novos produtos e expandir relações. Incentivamos que sigam se reunindo, tipo um filó moderno ” define Susete Roveda, professora de artes aposentada e artesã, que ministra oficinas ao lado de Eloisa Rama, Sandra Teireira, Genessy Bertolini, Irma Trevisol, Alda Lorenz e Marisa Roegelin, todas professoras de artesanato e também profissionais nas áreas de engenharia, costura e assistência social.

Serviço:
Projeto Finestra II – Oficinas de técnicas artesanais do folclore
Quando: 22 de outubro – 9h
Local: Ponto de Cultura da UAB, Av. Independência, 2542 – Bairro Cristo Redentor – Caxias do Sul
Informações: (54) 98146.6100 fone/whats
Valor: Gratuito mediante inscrição

Fonte: Infinita Comunicação / Foto: Divulgação