O professor Demetrius Ricco Ávila, do IFRS – Campus Farroupilha, lança na próxima quarta-feira (20), o livro “Eneida Tropical: O povo brasileiro como grande narrativa sobre o Brasil”. O trabalho resulta de uma interpretação do livro “O Povo Brasileiro”, de Darcy Ribeiro, à luz de contribuições oriundas da História Intelectual. Tal interpretação motivou-se, em princípio, a partir da constatação de uma peculiaridade dessa obra, avistada desde seu título e subtítulo.

Publicado em 1995, O Povo Brasileiro tenciona desvelar tanto a “formação” quanto o “sentido” do Brasil. O quantificador universal anteposto a “Povo”, na forma do artigo definido “O”, articulado como os termos “formação” e “sentido”, sugere de pronto um apelo do livro à compreensão do país como totalidade.

O lançamento e sessão de autógrafos ocorre na Biblioteca do IFRS – Campus Farroupilha a partir das 16h30. O evento tem apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da instituição e é aberto a toda a comunidade.

Fonte: Leouve / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here