Pimentões: Vermelho, Verde ou Amarelo? Inúmeras são as razões pelas quais devemos incluir os pimentões em nossa alimentação: Fortalece o sistema imunológico; Ajuda na prevenção do câncer, Protege o cérebro de degenerações; Auxilia na saúde da visão, Blinda o coração; Combate o envelhecimento precoce, Articulações e ossos bem cuidadas.

Mas qual escolher? Na verdade, a principal diferença entre eles é o tempo de maturação, ou seja, o tempo da colheita. Por esta razão, o pimentão verde é o primeiro a ser colhido, passando pelo amarelo e atingindo sua maturidade na cor vermelha.

Por esse motivo, o gosto muda de uma cor de pimentão para outra. Mas não se preocupe: todos eles são ricos em fibras e antioxidantes, são fontes de nutrientes como cálcio, fósforo e ferro, o que muda é a quantidade de um para outro.

Confira os benefícios de cada um:

Pimentão verde
Tem sabor mais ácido que os demais pimentões. Para cada 100 gr contêm apenas 16 calorias. Rico em vitamina E, carotenoides e betacaroteno, que ajudam o organismo na prevenção de doenças como cataratas e câncer de próstata, de pulmão, de intestino e de garganta. Também é uma importante fonte de vitaminas do complexo B, minerais (potássio, fósforo, magnésio e cálcio), ácidos graxos insaturados e bioflavonoides, ou seja, componentes que são verdadeiros antioxidantes.

Pimentão vermelho
Ele é o tipo que apresenta maiores valores de ácido ascórbico e betacaroteno (contém mais vitamina A). É fonte das vitamina C e E. Também é rico em antioxidantes que contribuem para a redução de problemas cardiovasculares.

Pimentão amarelo
É o que contêm maior presença de vitamina C ao compararmos com os outros pimentões. 100 gramas desse alimento apresentam mais de 200% da quantidade mínima de ingestão diária recomendada de vitamina C. Seu sabor é levemente adocicado. Benefícios: Possui ação expectorante, descongestionante, antibacteriana, indutor de termogênese (transforma parte das calorias dos alimentos em calor).

Fonte: Petitchef / Foto: Reprodução Internet