Quantas cidades incríveis passam despercebidas aos olhos das pessoas? As belezas naturais, culturais e artesanais que rodeiam diversos lugares muitas vezes estão mais perto da gente quanto nós imaginamos mas com a correria do dia a dia essa sensação do novo fica mais distante.

Por isso convidamos a Fernanda Carniell, que irá te apresentar a cidade de Garibaldi, de uma forma encantadora. Ela é ciclista e começou a pedalar em 2020. Empreendedora com uma rotina agitada, além de tirar um tempo do seu dia para fazer um exercício físico ela passou a admirar ainda mais o local onde vive, como ela mesma nos conta:

“Sempre tive uma paixão por bicicletas, aquela sensação de liberdade, de respirar ar puro, isso sempre me fascinou. Ao passar por um local de carro, você simplesmente passa porque é seu caminho, mas ao fazer o mesmo trajeto de bicicleta, o encanto acontece: você percebe aquela casinha simpática no meio do mato, aquela capela que sempre passou despercebida em meio a estrada, descobre ruazinhas estreitas e cheias de história que nunca imaginou passar. Pedalar é maravilhoso e encantador”, disse.

Ela comentou o que mais lhe chama atenção na cidade:

“O lugar que mais gosto de estar é no meio da natureza, estar rodeada de verdes, poder ouvir o canto dos pássaros, avistar aquele animalzinho no meio do caminho, ver as construções antigas, isso faz o meu coração bater mais forte e a experiência em cada pedalada ser ainda mais incrível. Poder descobrir cantos do nosso interior é fascinante, pessoas queridas e simpáticas ajudando e indicando para qual direção ir, aquele cumprimento que é sempre recíproco dos moradores locais e os olhares curiosos das crianças ao verem os ciclistas passarem, isso sempre me faz arrepiar de emoção”.

Fernanda também relembrou um lugar de sua infância:

“Um local que sempre me encantou (desde criança) e que em 2021 tive o prazer de voltar e rever são as grutas, em especial a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, esse trajeto faz parte do circuito longo de cicloturismo do vale do espumante. As paisagens até lá são de tirar o folego, com enormes parreirais e aquele cheiro de uva no ar, capelas centenárias, plátanos com suas folhas enormes e imponentes, os antigos moradores se encontrando, jogando cartas e revendo os amigos. Isso para mim é nostalgia pura, na sua mais verdadeira essência”, comentou.

“Outro local que tem um lugarzinho especial no meu coração é o Sitio Crescer, a energia daquele pessoal é simplesmente mágico. O cuidado que o Dami e a Ana têm com tudo, sua hospitalidade, o amor que eles transmitem é fora da curva, você tem que conhecer e se puder, se hospede lá e curta os sons da natureza ao amanhecer.”

Com tantas memórias e coisas boas é claro que a gastronomia não poderia deixar de ser citada:

“Agora se o assunto é gastronomia, sempre recomendo o Restaurante Fenachamp. O lugar é cercado por natureza, comida caseira e de qualidade, preço justo e o ambiente conta a história do lugar, uma relíquia da nossa cidade servindo pratos deliciosos. Para curtir a noite indico dar uma conferida no Jardim Gastronômico, localizado no coração da cidade, no local sempre tem um show rolando e comida boa e típica da região para todos os gostos, é um charme”.

O espumante da cidade também foi citado por Fernanda:

“Um passeio mais tranquilo e pertinho é conhecer o revitalizado Passeio da Barragem, faça a volta completa (para os amantes de bicicleta, o espaço contém ciclovia) para sentir a energia do lugar e contemplar o belo, reserve alguns minutos para sentar na grama e ouvir os pássaros, isso é relaxante. Por fim, quando vier nos visitar, não deixe de provar nosso mais belo produto, o Espumante e se encantar por essa cidade tão Charmosa que é Garibaldi.”

Quanta riqueza uma cidade pode guardar não é mesmo? Suas culturas, suas paisagens naturais e tudo mais que lugares assim tem a nos oferecer. Qual é o local citado pela Fernanda que mais despertou seu interesse?

Fotos: Arquivo pessoal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here