A partir de 2020, toda e qualquer empresa terá que seguir as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a nova lei cibernética criada para garantir especialmente a privacidade dos dados pessoais dos usuários na internet. A legislação prevê multas pesadas para casos de vazamento de dados, como já ocorreu com a varejista on-line Netshoes, que em 2017 teve que pagar R$ 500 mil como indenização por danos morais a seus clientes.

Outra exigência da lei é que as empresas tenham um profissional responsável pela gestão desses dados, o chamado “Encarregado de Dados” (ou DPO, da tradução do inglês). Na Europa, por exemplo, havia cerca de 1 mil profissionais capacitados para essa função em 2017, um ano antes de entrar em vigor o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR). No ano seguinte, o número saltou para mais de 27 mil.

A advogada Silvana Macioski, do escritório Dupont Spiller, com sede em Caxias do Sul, é uma das profissionais que já fez a capacitação para DPO. No dia 6 de junho, quinta-feira, às 8h, ela e a advogada Ana Paula Santos realizam uma palestra na Oca Brasil, em Caxias do Sul, para apresentar mais detalhes sobre a LGPD, esclarecer dúvidas e já passar algumas orientações fundamentais para que as empresas se adiantem e se organizem para estar de acordo com a legislação.

“Dentre as principais mudanças da nova lei, verifica-se a necessidade de cumprimento de alguns requisitos para realizar a coleta e tratamento de dados de pessoa física, além de ser impositivo que todas as empresas possuam uma estrutura de segurança da informação adequada e eficaz, mediante a utilização de ferramentas de segurança e aplicação de regras de boas práticas e de governança”, explica Silvana.

SERVIÇO
O quê: Palestra “Lei Geral de Proteção de Dados: como preparar sua empresa para estas mudanças?”
Quando: 6 de junho, quinta-feira, a partir das 8h
Onde: Oca Brasil Caxias do Sul (R. Vinte de Setembro, 1585 – Caxias do Sul)
Informações e inscrições: https://www.sympla.com.br/lei-geral-de-protecao-de-dados-como-preparar-sua-empresa-para-estas-mudancas__526904 ou (54) 3449.4900

Fonte: Vicente Medeiros / Foto: Reprodução Internet