O Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold da Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves recebe, no dia 09 de dezembro, às 20h, o Concerto “Sopro de Esperança” da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul. A entrada é gratuita e sugere-se a doação de 1 kg de alimento não-perecível.

O programa, que está divido em duas partes, traz no primeiro momento peças da música clássica, como de Debussy, e, no segundo momento, trilhas de cinema como dos filmes “Superman”, de John Williams, músicas do repertório nativista e brasileiro como Renato Borghetti, e “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso.

Essa apresentação faz parte de uma parceria entre os municípios, na qual, Caxias, levará para a comunidade de Bento Gonçalves, toda a sensibilidade da Orquestra Municipal de Sopros, assim como Bento Gonçalves apresentou aos caxienses na última sexta (03), a Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves, gerando uma troca cultural. Em comum, ambas as orquestras têm o mesmo maestro, Gilberto Salvagni.

Salvagni ressalta que é um concerto que retrata musicalmente o passado mais recente afetado pela pandemia. “Tem uma música, Cloudburst de Erick Whitacre, que faz uma analogia sonora de uma tempestade onde o compositor usa instrumentos não convencionais para gerar uma atmosfera de muita energia que antecede a precipitação que dialoga com a peça Rest, de Franck Ticheli, que significa, entre outros sentidos, descanso. Uma possível forma de homenagear àqueles que perdemos para a Covid-19, para aqueles que se foram. Então o repertório traz toda uma emotividade. Mas acima de tudo a mensagem que queremos deixar: da esperança da vida poder voltar ao normal, poder conviver mais socialmente”, explicou.

Programa Concerto Sopro de Esperança:
Primeira parte
ERICK WHITACRE – Cloudburst
FRANK TICHELI – Rest
CLAUDE DEBUSSY – Suite Bergamasque Mov. 3 – Clair de Lune
JOHAN DE MEIJ – Spring

Segunda parte
JOHN WILIAMS – Superman March
ELMER BERNSTEIN – The Magnificent Seven
HARVEY “VECO” MARQUES & RENATO BORGHETTI – Sétima do Pontal
ARY BARROSO – Aquarela do Brasil

Serviço
O que: Concerto “Sopro de Esperança”, da Orquestra de Sopros de Caxias do Sul
Dia: 09 de dezembro
Hora: 20h
Local:  Fundação Casa das Artes – Anfiteatro Ivo Da Rold
Entrada gratuita.
*É preciso apresentar o passaporte de vacinação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here