O mais novo livro do jornalista e fotógrafo Fabiano Mazzotti, foi lançado na quinta-feira (07) para os 130 estudantes eleitos por concurso para participarem da obra. Além deles, patrocinadores, diretores, professores e convidados também tiveram a oportunidade de conhecer, em primeira mão, a publicação que homenageia os 130 anos de emancipação política de Bento Gonçalves. O evento marcou a entrega dos livros aos patrocinadores, às escolas e aos 130 estudantes, que ganharam seus nomes na capa do exemplar, além de um leitor de livros digital Kindle para cada um deles. De acordo com Mazzotti, essa foi uma maneira que encontrou para estimular a leitura nos jovens, já que são todos nascidos nessa era digital.

Tudo na obra, praticamente, gira em torno do número 130. Construído de forma coletiva, o livro reúne o olhar de Mazzotti sobre cenários urbanos e rurais, com 130 imagens da cidade, sendo cada uma delas acompanhada por um texto de até 130 caracteres escrito por alunos de 34 escolas da cidade. Ao todo, 130 turmas dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, reunindo cerca de 3 mil alunos, participaram do projeto. Cada turma recebeu uma das 130 imagens, e os alunos foram convidados a escrever sobre elas. As escolas, então, montaram suas comissões julgadoras e definiram os 130 alunos que melhor descreveram as situações. “Foi uma forma de trazer pertencimento comunitário aos jovens, estabelecendo uma maior conexão deles com a cidade e estimular as habilidades intelectuais”, explica Mazzotti.

A publicação também vem com a marca da acessibilidade. Deficientes visuais terão contato com o conteúdo por meio de QR code em cada página, que permite acesso à descrição das fotos e narração dos textos em áudio. A obra também tem os textos traduzidos para três línguas, italiano, espanhol e inglês.

O projeto foi sustentado nos 130 anos de Bento Gonçalves, comemorados em 2020, porém a pandemia atrapalhou o lançamento, mas não foi suficiente para demover o autor da ideia. Ele, então, renovou o projeto e adicionou ao “130” um “+1” à proposta. Foi um título praticamente autoexplicativo. Ou seja, manteve o simbolismo do número relacionado à importante data política do município e, ao mesmo tempo, anunciou que o livro chegaria um ano depois do aniversário. “Quase um ano, é verdade. O livro está sendo lançado ainda dentro dos 130 anos, exatamente um dia antes do 131º aniversário”, brinca o autor.

O lançamento oficial do livro ocorrerá no dia 10 de outubro, Domingo, um dia antes de o município comemorar 131 anos de emancipação, durante a Feira do Livro de Bento Gonçalves, quando a obra poderá ser adquirida nas bancas das livrarias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here