O mercado brasileiro está cada vez mais aberto para a chegada de novos estilos de cerveja. Já era de se esperar, portanto, que o número de microcervejarias aumentasse em todo o país, que o volume de rótulos importados crescesse nas gôndolas de supermercados e lojas especializadas, e também que as cervejarias tradicionais começassem a explorar novas receitas para comercializar para o público cervejeiro. Esse cenário tornou favorável também a chegada de uma prática muito comum em alguns países da Europa e em algumas regiões dos Estados Unidos: o uso de growler para cerveja.

O que é um growler para cerveja?
O growler para cerveja nada mais é do que um recipiente – ou um garrafão – feito de vidro, cerâmica ou alumínio, com um fechamento em rosca ou presilha, próprio para armazenar cervejas servidas na pressão (também chamadas de “on tap”) ou chopes. Esse utensílio permite que você leve para a casa aquela cerveja que você adora, mas que só encontra em bares especializados ou em lojas que contam com torneiras de cervejas especiais. A cerveja colocada no growler pode ser conservada por até uma semana, desde que armazenada da maneira e na temperatura correta.

Quem criou e quem usa o growler?
Sabe-se que o growler é uma criação americana, apesar de ser um estilo de armazenamento de cerveja também muito utilizado na Europa. Ele foi criado no século 19 para que a população americana conseguisse consumir suas cervejas em casa, já que naquela época as cervejas pasteurizadas em garrafas não eram tão comuns. Com a popularização do consumo de cerveja em garrafa, os growlers perderam espaço, retornando a circular nas cidades americanas e europeias quando o universo das cervejas especiais – também chamadas de craft beers – voltou a efervescer nessas partes do mundo. O growler para cerveja chegou ao Brasil junto com essa nova maneira de consumir e saborear cervejas especiais. Atualmente, boa parte dos bares e lojas especializadas nessa bebida já oferecem a opção de comprar suas cervejas favoritas “on tap” e levar para a casa no seu próprio growler (que pode ter capacidade que varia entre 1L e 5L).

Posso colocar qualquer tipo de cerveja no growler?
O growler foi planejado especificamente para as cervejas oferecidas em torneiras, como é feito com os chopes. Para usá-lo é muito simples, basta procurar as lojas e cervejarias que contam com o serviço de cerveja “on tap” e pedir para encher o seu recipiente. Você pode escolher qualquer tipo de cerveja disponível para colocar no seu growler, desde as mais levinhas e refrescantes, até mesmo as de sabor mais elaborado e mais encorpadas.

Quais os cuidados que preciso ter com esse recipiente?
Para garantir que o seu growler para cerveja seja capaz de manter o sabor e aroma da bebida direitinho, é preciso ficar atento a alguns cuidados básicos:
– Limpe sempre o recipiente após o uso. Basta lavar com água e uma pequena gota de detergente. Evite o uso de produtos de limpeza ou álcool;
– Valorize o enxágue correto do material, para não deixar sobrar nem um pouquinho de espuma ou detergente em seu interior;
– Cuidado ao manipular o recipiente, especialmente os growlers de cerâmica: qualquer rachadura ou trincadinha pode prejudicar a pressão interna, que favorece o armazenamento da bebida;
– Passe um pouco de água no growler antes de levá-lo para encher, mesmo que esteja limpo, para ajudar a remover qualquer poeira ou resíduo que pode estar depositado no seu interior.

Onde adquiro um growler para levar para a casa?
A maioria das cervejarias e lojas especializadas nas grandes cidades do Brasil já conta com modelos de growler para cerveja de diferentes tamanhos para você levar para a casa. Basta escolher o de sua preferência! É importante lembrar que, além de uma prática divertida e prazerosa para quem gosta de cerveja, o uso do growler torna o consumo dessa bebida sustentável, com o menor consumo de garrafas de vidro ou latas de alumínio!

Fonte: Paodeaçucar / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here