Notícias

O humor do cartunista Iotti está em exposição com Radicci no Piazza Salton

Exposição de humor em comemoração aos 40 anos do personagem Radicci

O humor do cartunista Carlos Henrique Iotti sempre mexeu com valores, defeitos e virtudes dos imigrantes italianos de Caxias – cidade natal do humorista – e região. Foi o personagem Radicci e sua família que levaram Iotti ao estrelato como desenhista.

Os traços e irreverência deste jornalista mostram de forma caricatural jeito bruto de ser do colono que trabalha, mas prefere mesmo a bodega, o vinho e uma boa caçada. Criado de sopetão o personagem logo caiu nas graças dos gaúchos de todas as colônias e chegou a ganhar os palcos e as ondas do rádio. Mas é no papel que ele se imortalizou e no ano passado completou 40 anos, comemorados com uma exposição de muito êxito e milhares de visitantes em sua cidade natal.

Agora, numa iniciativa conjunta do Grupo RSCOM e do shopping Piazza Salton, as tirinhas e quadros podem ser visitados em Bento Gonçalves. A exposição foi rebatizada com o nome “Fuzimo pra Bento” , alusão ao episódio do “rapto” dos anõezinhos na Fenavinho de 1975 que deixou gravada para sempre a salutar e anedótica briga entre Caxias e Bento Gonçalves.

As telas estarão no andar térreo do Piazza entre os dias quatro de abril e cinco de maio. O acesso é gratuito mas os horários de visitação estão limitados entre as 14 e 19 horas.

O jornalista Ademir Antônio Bacca, que juntamente com o colega de profissão Gerson Lenhard, mobilizaram Iotti e a esposa Anna para esta incursão a Bento e faz a seguinte leitura da importância do humor de Iotti:
“ -Tantos anos envolvidos em pesquisas sobre a imigração italiana no Rio Grande do Sul, posso garantir com toda certeza que se Ambrósio Marcon, vulgo Radicci, tivesse embarcado em um daqueles vapores que deixaram a Itália, carregados de imigrantes, teríamos duas situações. A primeira: ele teria sido jogado no mar pelos seus próprios conterrâneos. A segunda: a imigração poderia não ter dado certo, mas a festa, com certeza, teria sido grande. Tipo assim uma Fenavinho dos bons tempos”.

Aliás, a Fenavinho foi tema central na vernissage ocorrida na noite de quinta-feira. Houve homenagem ao diretor da festa em sua edição de 1975, o empresário Tel Antinolfi, que compareceu acompanhado do filho Erny e de dois netos.

Entre as atrações da exposição e de inúmeras tirinhas ou as telas como a da Rural Willys até a tela com releitura da obra Guernica, de Picasso, em que Radicci aparece limpando o chão sob o olhar de uma ameaçadora/facista Genoveva. É humor refinado, imperdível.

SERVIÇO

O quê?
Exposição “Fuzimo pra Bento” – 40 anos do personagem Radicci

Quando?
Até 05 de maio das 14 às 19horas

Onde?
No andar térreo do Piazza Salton, centro de Bento Gonçalves

Quanto?
O ingresso é gratuito

 

Veja algumas fotos da vernissage:

 

 

cris.erbert

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

13 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

14 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

15 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

15 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

16 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

19 horas ago