Negócios e Mercado

Tecnologia por trás do conforto das fraldas

O mercado de fraldas na América do Sul tem registrado crescimento há alguns anos. O brasileiro utiliza em média 10 bilhões de fraldas por ano e é o terceiro maior consumidor de fraldas descartáveis do mundo segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O mercado de fraldas para incontinência adulta também está em desenvolvimento e já movimenta R$ 1 bilhão por ano, segundo a Nielsen. Atualmente, as fraldas infantis e adultas são verdadeiros produtos de alta tecnologia, cada vez mais confortáveis, finas, absorventes e seguras, garantindo que a pele permaneça seca e saudável.

Uma das principais tecnologias presentes nesses produtos de higiene são os polímeros superabsorventes (SAP), grânulos especiais que podem absorver e reter grandes quantidades de líquidos, como a urina. É o SAP que garante que o fluido seja bloqueado com segurança e que a pele e as roupas permaneçam secas e limpas. Quanto mais grânulos, mais finas e eficientes são as fraldas, mantendo os bebês secos por mais tempo, além de oferecer mais liberdade de movimentos. Devido à economia de material de polpa de celulose para confecção da fralda, o SAP ainda contribui para a sustentabilidade.

Desde 2015, a produção local de SAP acontece no Brasil pela BASF, garantindo o abastecimento no país e na região sul-americana. A empresa investe em Pesquisa e Desenvolvimento para assegurar que os grânulos ganhem cada vez mais eficiência e as propriedades necessárias, como a capacidade de absorver grandes quantidades de fluido e de forma rápida, a redução do risco de vazamentos ao absorver, distribuir e reter efetivamente a urina no núcleo da fralda, mesmo sob pressão – com o bebê deitado ou sentado, por exemplo. Durante o processo de produção do SAP são feitos alguns tratamentos na superfície do polímero base que definem essas características. O polímero produzido no Complexo Acrílico de Camaçari é balanceado, com equilíbrio entre a capacidade de reter o líquido e a de absorvê-lo, mesmo sob pressão. Desta forma, pode ser usado em uma maior gama de modelos e tipos de fraldas, atendendo à demanda da maior parte dos fabricantes na região.

* Gabriel Pelucio é engenheiro químico e consultor técnico de Higiene da BASF para América do Sul

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução internet

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

15 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

16 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

17 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

17 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

18 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

21 horas ago