Negócios e Mercado

Números que fazem história no Parque de Exposições em Esteio

Um cabe na palma da mão. O outro… quase nem cabe na foto! Um pesa 250 gramas e come 20 gramas de ração por dia. O outro tem 1.265 quilos e consome cerca de 40 quilos de ração diariamente. Um tem 30 dias e ainda não ganhou nome (está esperando o futuro dono escolher). O outro tem 3 anos e se chama Poderoso! Mas – acredite – não há só diferenças entre o filhote de coelho da raça Netherland e o touro da raça Charolês. Os dois fazem o maior sucesso com o público da 41ª Expointer.

Essa dupla “peso pena, peso pesado” faz parte dos 6.064 animais inscritos na feira. São 151 raças de gado de leite e de corte, cavalos, ovelhas, búfalos, aves, coelhos e outros bichos de pequeno porte. No domingo (26), os pavilhões estavam cheios de adultos e crianças encantados com eles. Que o diga o pequeno Davi Luís Florence Belém, de 4 anos, estreante na Expointer: “Eles são muito lindos! Já vi o coelhinho e agora vou ver as vacas!”. A mãe do menino disse que fez questão de trazê-lo: “Ele gosta muito de bichos, está super faceiro. Mas eu confesso que eu também estou. A gente mora em Porto Alegre e nunca vê isso!”, afirmou Rita de Cássia Belém, de 39 anos.

Produtos coloniais e máquinas agrícolas

Os animais ajudam a entender um pouco a dimensão da Expointer. Mas há outros números importantes, como os da agricultura familiar. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, é um dos setores que mais cresceram na feira porque caíram no gosto do publico: “A agricultura familiar entrou aqui há vinte anos. Eram 30 expositores. Hoje, são 285. O contato direto com o consumidor agrega valor ao produto deles”. Os agricultores vêm de todas as partes do estado com as delícias que atraem os visitantes: queijos, salames, copas, sucos, vinhos, pães e cucas, só para citar alguns exemplos. A moradora de Novo Hamburgo, Ana Maria Montserrat, de 68 anos, estava encantada com as provinhas do Pavilhão da Agricultura Familiar: “É uma delícia! O sabor é diferenciado. Sem falar que a gente conversa com eles e percebe toda a dedicação por trás dos produtos coloniais. Vale muito a pena”.

O setor de máquinas e implementos agrícolas também chama a atenção e costuma ser o que mais gera comercialização. Neste ano, são 135 expositores espalhados pelo parque de Exposições Assis Brasil. A variedade de opções para se divertir, comprar e comer levou cerca de 90 mil pessoas ao parque de Exposições Assis Brasil no primeiro fim de semana.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Foto: Divulgação
Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

14 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

14 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

16 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

16 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

16 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

19 horas ago