Negócios e Mercado

Maior concurso de espumantes brasileiros começa nesta quarta-feira

A maior janela do espumante brasileiro entra em ação nesta quarta-feira, 16 de outubro, e segue até sexta-feira, 18 de outubro. É o XI Concurso do Espumante Brasileiro, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Espumantes da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo serão avaliados por um júri formado por 52 especialistas, entre eles enólogos, sommeliers, médico, jornalistas e wine influencers. As degustações ocorrem no Hotel Dall’Onder SKI, em Garibaldi, Capital Brasileira do Espumante.

Em uma adesão histórica, o concurso atingiu o maior número de amostras e vinícolas, registrando um aumento de 20% nos rótulos em relação a edição de 2017, saltando de 308 para 368. O crescimento é visto também nas vinícolas que foram de 80 para 88, o que demonstra a aposta no produto que ganha o reconhecimento mundial. “Estamos muito felizes. Nosso objetivo ao realizar o Concurso do Espumante Brasileiro sempre foi o de promover o nosso espumante e estamos evoluindo a cada edição, assim como o vinho. Atraímos mais vinícolas e mais amostras, mostrando ao mundo nossa qualidade e diversidade”, comemora o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.

Em duas manhãs, o júri terá a missão de degustar às cegas espumantes de sete estados brasileiros. Os 52 jurados serão divididos em seis grupos diários. Cada grupo será presidido por um enólogo, sendo eles: André Gasperin, Carlos Abarzúa, Delto Garibaldi, Dirceu Scottá, Gilberto Pedrucci e Mauro Celso Zanus.

O resultado será anunciado na noite de sexta-feira, 18 de outubro, no CTG Sentinela da Serra, integrando a programação da Fenachamp 2019. Na oportunidade, também será feita a entrega da premiação.

Seguindo normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e pela União Internacional de Enólogos (UIOE), o concurso avalia espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Jeferson Soldi

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

14 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

15 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

16 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

16 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

16 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

20 horas ago