Negócios e Mercado

ExpoBento transfere 30ª edição para 2021

Pela primeira vez em sua história – que coleciona continuadas passagens de sucesso desde 1990 – a ExpoBento precisou tomar a difícil resolução de transferir a data de realização de uma edição. Essa decisão ocorre em um ano extremamente atípico, marcado pela incidência da pandemia da Covid-19, que alterou de forma significativa planejamentos e comportamentos em âmbito mundial.

Inúmeras foram as análises de cenário feitas desde o início do ano, conforme explica o diretor-geral da 30ª edição, Gilberto Durante. “Nosso compromisso sempre foi o de buscar a conciliação responsável e equilibrada entre o bem-estar e segurança dos expositores, equipes de trabalho, prestadores de serviço e, claro, visitantes – e os interesses econômicos e de geração de negócios pelos quais a ExpoBento é conhecida”, destaca. Por isso, a 30ª edição, inicialmente prevista para ocorrer de 05 a 14 de junho, foi transferida para o período de 08 a 18 de outubro – na expectativa de encontrar, então, condições favoráveis para sua realização.

Porém, diversos fatores apontaram para uma realidade diferente do previsto. “Mesmo com o cumprimento de todos os protocolos e aplicação dos recursos hoje disponíveis, anda não é possível promover um evento da envergadura da ExpoBento, com seus 450 expositores e mais de 250 mil visitantes, com plenas condições de segurança – e arriscar em questões que envolvem a preservação da saúde não é uma opção. Da mesma forma, entendeu-se que realizar uma feira repleta de restrições comprometeria os resultados entregues ao expositor – que contam com o fluxo intenso de visitantes da ExpoBento para alavancar vendas e fazer negócios”, comenta Durante. Em recente consulta feita pela organização às empresas participantes, mais de 90% delas indicaram a preferência pela não realização do evento em 2020, sob as atuais circunstâncias. A opinião do expositor foi, também, um dos indicadores com grande relevância na tomada da decisão. Além disso, o poder público, parceiro nos contextos de ExpoBento e, principalmente, Fenavinho, na pessoa do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, foi colocado a par de todos os indicadores avaliados nesse cenário e, então, previamente informado do encaminhamento da decisão do adiamento.

“Assim, em um exercício de responsabilidade social, respeito coletivo e empatia, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, entidade promotora da ExpoBento, optou por transferir a 30ª edição da feira para 2021. Temos a certeza de que não foram medidos esforços para tentar viabilizar sua realização neste ano, porém as circunstâncias não o permitiram. Todo o grupo tem trabalhado muito, e continuará extremamente comprometido com o objetivo de entregar à comunidade uma feira e uma festa que cumpram seus propósitos de fomento à economia, de valorização turística e de oferta de entretenimento de qualidade para as famílias, como sempre tem ocorrido”, afirma o presidente da entidade, Rogério Capoani.

A realização da 30ª ExpoBento está confirmada para ocorrer de 03 a 13 de junho do próximo ano, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, de forma conjunta com a 17ª Fenavinho (Vila Típica). Até lá, a diretoria da feira e o comitê da festa estudam a promoção de projetos paralelos, com atividades ainda ao longo desse ano – como é o caso da arena E-Sports, competição de games eletrônicos, cuja realização em formato digital está confirmada para o mês de outubro. “Em breve, outras ações também serão anunciadas. Estamos trabalhando na formatação de eventos em formato digital e também híbridos, que permitam levar ao público, ainda que de um modo diferente, a proposta de alegria que caracteriza especialmente a Fenavinho”, adianta Roberto Cainelli Júnior, coordenador do comitê da festa.

CIC-BG adia também Sparkling Night Run
Outro projeto assinado pelo CIC-BG que também terá sua realização transferida para 2021 é a sétima edição da Sparkling Night Run. Inicialmente agendada para novembro, será remarcada para o próximo ano, ainda com data a definir.

Fonte: Exata Com / Foto: Augusto Tomasi / Divulgação

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

8 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

9 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

10 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

10 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

10 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

14 horas ago