Negócios e Mercado

ExpoBento renova expectativas para movimentar economia local

Quis o destino que, no ano de sua emblemática 30ª edição, a pandemia do coronavírus alterasse o cronograma da mais popular feira de Bento Gonçalves. Isso não deixou, no entanto, de ser histórico – afinal, além de tratar-se de um momento único de desafio e superação, colocou, mais uma vez, a inventividade da ExpoBento à prova.

Transportada do espaço físico para uma plataforma online, parte das atividades da feira ocorreu em ambiente virtual, ajudando a amenizar a espera pela ExpoBento presencial, marcada para daqui a seis meses. Entre os dias 3 e 13 de junho de 2021, a feira volta ao Parque de Eventos exibindo todo seu potencial para negócios e sua reconhecida programação de shows, ofertas de compras e experiências gastronômicas – um verdadeiro espaço de encontro e convívio comunitário.

Com expectativas renovadas, o evento traz alento não só para frequentadores e expositores, mas também para toda economia da cidade. Restam menos de 10% dos espaços disponíveis para expor, o que significa dizer que serão mais de 400 expositores reunidos durante 11 dias, período no qual a feira movimentará mais de R$ 40 milhões. Se os números de 2019 forem tomados por base – o que fica imprevisível de estimar neste momento, uma vez que não se sabe até quando a pandemia imporá protocolos de segurança e restrições de atividades –, serão mais de 250 mil visitantes que consumirão um ticket médio em compras de R$ 200,00.

Esse universo movimenta, também, uma grande quantidade de profissionais. Freteiros, montadores, seguranças, técnicos de som e de luz, trabalhadores dos setores gráfico e de comunicação, entre tantos outros, são beneficiados pela feira. Estima-se que a ExpoBento e a Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), que pelo segundo ano consecutivo serão realizadas concomitantemente, gerem até 3 mil empregos diretos e indiretos.

Mas a maior feira multissetorial do país carrega esse título também porque, além dessas cifras e dos 30 mil itens à venda, seus números extrapolam os limites do Parque de Eventos. Por trás da feira, existe uma importante cadeia que se beneficia de sua realização, como o expressivo setor de serviços do município. Hotéis, bares e restaurantes têm um movimento extra na casa de 10% durante o período de realização da feira, que também é um importante condutor para o enoturismo nas vinícolas da Capital do Vinho . “Quando uma feira desse porte deixa de acontecer, como ocorreu neste ano, temos ainda mais dimensão da envergadura do que é uma ExpoBento. Não é só a ExpoBento, o público e os expositores que perdem, é a cidade inteira”, analisa o diretor geral da feira, Gilberto Durante.

Atrações confirmadas
Por isso, sua equipe, desde o anúncio do adiamento definitivo do evento, em setembro, tem atuado de modo a oferecer uma espécie de recompensa a quem, pacientemente, precisou cancelar a presença na ExpoBento e esperar um ano até a próxima. As primeiras ações foram garantir condições especiais para que o expositor reafirmasse sua intenção de expor na feira. A outra foi colocar a inovação, palavra da moda que sempre foi mantra na ExpoBento da feira, em prática mais uma vez. Em outubro, a feira promoveu o ‘E-Sports Bento’, campeonato de jogos eletrônicos nas modalidades League of Legends e FIFA. Já em novembro, foi a vez de um desfile virtual reunindo mais de 20 lojas multimarcas na passarela, uma atividade para auxiliar os expositores na comercialização de peças nesse conturbado período.

É nesse mesmo embalo de inovação – e também de reinvenção – que a 30ª ExpoBento “física” acontecerá. Apesar de o anúncio oficial das atrações só acontecer no primeiro semestre do ano que vem, algumas delas já estão confirmadas, como os consagrados espaços voltados ao vestuário e aos veículos.

Outro tradicional ponto de convergência dos visitantes da ExpoBento, a área voltada ao entretenimento e lazer, terá atrações para rir, com o Guri de Uruguaiana, e para se emocionar, com a Família Lima. Mas não só. Os fãs de rock têm shows de duas bandas clássicas gaúchas, a Ultramen e a Comunidade Nin-Jitsu, além do Encontro do Rock Gaúcho, reunião de roqueiros do Estado. E mais um gaúcho, com expressiva carreira internacional, mostra seu virtuosismo na gaita-ponto na ExpoBento, o acordeonista Renato Borghetti. São dezenas de artistas – muito da cidade e região, valorizando o talento local – performando nos três palcos da feira.

Em meio a tudo isso, a alegria, os costumes e as tradições dos imigrantes italianos ganham evidência na Fenavinho, para tornar completa a festa dos visitantes. Esse cenário está condensado numa área temática, a chamada Vila Típica, com suas reproduções do casario do início do século 20, concentrando as mais respeitadas vinícolas brasileiras e reunindo a farta e saborosa gastronomia típica.

Fonte: Exata Com / Foto: Reprodução Internet / Blog Carlos Quadros.

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

10 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

11 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

12 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

12 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

12 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

16 horas ago