Reinvenção é a palavra de ordem no comércio durante e após o período de paralização das atividades econômicas em virtude da pandemia do novo coronavírus. Primeiro com as portas fechadas – e depois com restrições de funcionamento, muitos estabelecimentos buscaram alternativas para a manutenção de seus negócios. E o que parecia um cenário de ‘terra arrasada’, transformou-se em oportunidade de aproximação do cliente – para quem soube explorar os recursos disponíveis.
Incentivando a ideia da compra no comércio local, os três pontos da Center Luz na região reabriram com quadro reduzido e seguindo as medidas preventivas, mas confiantes na retomada gradativa. “Trabalhamos com limitação de público, porém estamos com movimento normal de consumo do dia a dia, com ticket médio menor. Acreditamos que com essas medidas de segurança as pessoas podem retomar a vida e fazer girar a economia para que, assim, todos sigam seus projetos”, acrescenta.
Foco no relacionamento
Quem também aproveitou o período para explorar, de forma especial, as redes sociais foi o salão de beleza Jane Beauty, que permaneceu 15 dias sem receber os clientes. “Focamos em nos fixarmos na memória do clientes, com conteúdos digitais que apresentassem um passo a passo de coisas que eles poderiam fazer em casa”, descreve Janete Gregio, proprietária do estabelecimento.
Ela conta que a ideia sempre foi oferecer esse serviço como bonificação para a fidelização de clientes, sem pensar que o ensino de técnicas de auto maquiagem, por exemplo, pudesse afastá-los após a reabertura. “Não tivemos receio de perder com isso, pois já havia uma tendência do ‘faça você mesmo’. Defendo essa transparência nos processos como forma de nos conectarmos ainda mais, ganhando em credibilidade e retornos positivos”, reforça.
A tele entrega também foi uma das alternativas encontradas pelo salão. “Lançamos um kit de coloração, para que a pessoa pudesse comprar a aplicar em casa. Então, fazíamos a entrega dos produtos e depois enviávamos vídeos de como utilizar – algo que mantemos após a reabertura”, comenta. Isso faz parte do projeto de retomada estabelecido pelo Jane Baeuty, com projeção de aumento da capacidade de atendimento nos próximos meses rumo à normalidade. “O retorno está lento. Em abril, trabalhamos com 30% da capacidade, já em maio e junho projetamos fechar em 50%. Um aumento está sendo almejado para julho, com 70%. Contudo, ainda estamos trabalhando com cautela, pois é um período de incertezas”, pontua.
Ações da CDL-BG reforçam importância do retorno responsável
Para que o comércio bento-gonçalvense pudesse reabrir com segurança e, assim, iniciar a retomada econômica, a CDL-BG propôs uma série de ações de conscientização sobre a necessidade da adoção das medidas preventivas para coibir o contágio pelo coronavírus. A entidade distribuiu aos seus associados materiais informativos para que os estabelecimentos fixassem em suas dependências e instruíssem os consumidores a seguirem as orientações de utilizar máscara e higienizar corretamente as mãos. Além de articular a flexibilização de restrições junto aos órgãos competentes, a CDL-BG também lançou a campanha ‘Abrace Bento’, que visa fomentar a valorização do comércio local.
Fonte: Exata Com. / Foto: Reprodução Internet
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