Negócios e Mercado

Curso online e gratuito aborda as tendências no mundo e no negócio do vinho

As tendências mudam cada vez mais rápido e não temos bola de cristal, por outro lado temos ferramentas que nos permitem prever tendências e comportamentos de mercado. Temos tendências que são mundiais, tendências regionais e nacionais. Isto é influenciado por diversos aspectos, económicos, sociais, culturais, turísticos e muito da relação que temos com o Vinho e com o consumo de álcool.

O curso online e gratuito “Seu Negócio de Vinho Online” acontece nos dias 8, 9 e 10 de Dezembro, às 21h, pela plataforma do curso. No programa estão os Fundamentos do E-Commerce e Do Marketing Digital; Casos de Sucesso em Portugal e no Mundo – Os Primeiros Passos; Os 3 Passos Imprescindíveis para não falhar e como utilizar a IA a favor do seu Negócio.

As inscrições podem ser feitas pelo no link do evento.

Confira algumas tendências do mercado de vinhos:

Vinhos NO-LO Álcool e Moderação
Principalmente, mas não só, para as camadas mais jovens, o Vinho e o consumo de Álcool mudaram e muita gente agora tem mais cuidado com o que consome e muito cuidado com quanto consome. Em países como Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Japão isto é uma tendência cada vez maior, que se alastra a outros países.
É preciso entender os motivos, que não são só relacionados com Saúde, mas com modas, com apelo de outras bebidas, o leque de bebidas com álcool e sem álcool alargou-se muito.
A concorrência está sobretudo fora do Vinho!

Polarização dos Preços – Premiumização
As categorias que mais crescem são as premium e de preço mais baixo. Menos consumo para algumas pessoas, significa poder consumir melhor qualidade. Por outro lado os pontos de vendas conforme o seu posicionamento cada vez se especializou mais, se no off trade é normal que a variedade seja muita, mas o maior volume esteja no preço baixo, no on trade com custos cada vez maiores é natural que se queira mais margem em cada garrafa.
Por outro lado, tendo em conta o cenário económico em alguns países e a instabilidade económica vê-se que em muitos países a classe média se contrai, o que significa que o seu consumo provavelmente vai para categorias de preço mais baixo.

Novos Formatos e Funcionalidades no Packaging
Não só no Vinho, mas em todas as bebidas, as Empresas continuam constantemente a procurar novos formatos, maiores, menores, preocupados com sustentabilidade, mas também com o marketing e conforto no consumo.
Além dos novos formatos, novos materiais, vamos ter também cada vez mais as marcas a querer comunicar com os consumidores através das embalagens, levando-os às Redes Sociais, Sites, Chatbots, etc. A conversa pode começar na embalagem.
Garrafas ou outras embalagens que podem ter um segundo uso com outra função.
Embalagens Premium, Sustentáveis, RTDS, Mini Garrafas,Retornáveis, Recicláveis e que comunicam com o consumidor, seja através de realidade aumentada ou QR Codes.

Comunicação e Marketing
É preciso continuar a procurar comunicar com os vários segmentos de clientes, compreender com quem as nossas marcas querem comunicar, quem corresponde e se envolve, em que canais estão, que ferramentas utilizar e que parceiros envolver.
Colaborações – Seja entre Parceiros: Produtor; Distribuidor; Garrafeira; Restaurante podem e devem trabalhar em conjunto entre si, e com criadores de conteúdo que cheguem ao seu público alvo.
Comunicação que apela a mais sentidos, tentando transportar o receptor para uma experiência mais próxima do real.

Nos Bares e Restaurantes vamos ver diferentes tendências:
Criações Cruzadas combinando várias bebidas, com o Vinho a participar de cocktails inesperados.
Sobremesas com bebidas alcóolicas
Experiências sensoriais são cada vez mais valorizadas.

Sustentabilidade
Cada vez mais presente em toda a cadeia, cada vez mais uma preocupação para os decisores nas compras, cada vez mais para o público. Terá de ser uma preocupação não só para os Produtores, mas para toda a cadeia de valor. Tendências como garrafas reutilizadas vão ser cada vez mais normais.
Se tivesse de destacar uma preocupação que as empresas devem ter, é a transparência, os consumidores estão cada vez mais alerta para possíveis tentativas de enganá-los. É mais importante as empresas serem claras e transparentes no ponto em que estão no seu caminho para a sustentabilidade, do que “fingirem” estar mais à frente do que estão.

Fusões e Aquisições
Um movimento que já não é novo, mas que vai continuar a crescer, com empresas do setor a fundirem-se ou adquirirem outras. Não só na Produção, mas em outras áreas como importadores, distribuidores, e-commerces, empresas de inovação,etc.

Tecnologia e Inteligência Artificial
A tecnologia já era omnipresente, da Vinha ao Ponto de Venda, com a “chegada” da Inteligência Artificial a todos, com um crescimento exponencial, vão surgir muitas aplicações em toda a cadeia.
Vendas
Nas vendas, o cliente e a comunicação vão ser cada vez mais o centro das atenções, o envolvimento de toda a comunicação da empresa, com as equipas de marketing e de vendas. Compreender o cliente, prever o cliente e analisar dados são a chave do sucesso de vendas.

 

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

12 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

12 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

14 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

14 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

14 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

17 horas ago