Negócios e Mercado

Brasil terá primeira Indicação Geográfica de vinhos tropicais do mundo

O Vale do São Francisco será a primeira região tropical do mundo a receber o selo de Indicação Geográfica para a produção de vinhos finos e espumantes. “Essa será a primeira Indicação de Procedência (IG) de vinhos de regiões tropicais do mundo, utilizando o modelo estrutural similar às Indicações Geográficas adotadas por renomados produtores da União Europeia”, destaca o pesquisador da Embrapa Giuliano Pereira.

O trabalho de caracterização da região, necessário para enquadrar o cultivo e produção de vinho como uma IG, foi feito em uma parceria entre a Embrapa Uva e Vinho do Rio Grande do Sul com a Embrapa Semiárido, estabelecida em Pernambuco. Contou ainda com a ajuda de mais de quarenta profissionais como pesquisadores, professores, técnicos e estudantes, que trabalharam em conjunto para entender o funcionamento da vitivinicultura na região tropical e aprimorar a produção e qualidade dos vinhos.

A transformação na área em uma Indicação Geográfica é uma antiga demanda do Instituto do Vinho do Vale do São Francisco – o Vinhovasf. João Gualberto de Freitas Almeida, presidente do órgão, destaca que em 2002, quando foi lançado a primeira IG no Brasil, já havia a ideia de levar o selo para o nordeste, “Participei do lançamento em Bento Gonçalves (RS) e lá mesmo já havia manifestado o interesse para que os nossos vinhos fossem estudados e reconhecidos. ”

As regiões tropicais possuem características únicas para a viticultura e produção de vinho. Seu clima permite duas podas e duas safras anuais e o resultado é um vinho geralmente frutado, de baixo teor alcóolico e acidez moderada. No Vale do São Francisco os espumantes predominam com três milhões de litros produzidos anualmente contra 1,5 milhão de litros dos vinhos tranquilos.

A Indicação Geográfica Vale do São Francisco autoriza a produção de vinhos tranquilos brancos, rosés ou tintos e espumantes brancos ou rosés que podem ser bruts, demi-secs ou moscatéis. A uva para a produção do vinho tem que ser 100% proveniente da região delimitada e são autorizadas 23 castas diferentes.

Fonte: RevistaAdega / Foto: Divulgação / Fernanda Birolo

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

14 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

15 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

16 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

16 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

16 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

20 horas ago