Negócios e Mercado

A arquiteta Bruniele Schneider fala sobre o mercado das reformas durante a pandemia

Ao contrário do que se imaginava a busca por reformas residenciais deu um salto desde o início da pandemia. Para se ter uma ideia, somente nos dois primeiros meses da crise sanitária em 2020, a procura por profissionais de arquitetura avançou 112% em relação ao mesmo período de 2019, segundo um levantamento do aplicativo de serviços GetNinjas.

Com mais tempo em casa, inclusive em trabalho remoto, as famílias priorizaram o conforto e buscaram por reformas deixando este mercado ainda mais aquecido. Segundo pesquisa da Talenses Groups, 18% dos entrevistados alegaram que o maior desafio de se trabalhar em um home office, por exemplo, é a sua estrutura física.

Outra demanda diz respeito a espaços ao ar livre, como varandas e áreas privativas. A procura por imóveis com este perfil também aumentou durante a pandemia. Segundo pesquisa do portal Imovelweb, o aumento da busca por imóveis com varanda gourmet cresceu 163% em relação a junho do ano passado.

O aumento de procura por casas também foi significativo. Segundo pesquisa da empresa de aluguel de imóveis Quinto Andar, a demanda por casas subiu 8%. Já as casas de condomínio, por exemplo, passaram a ser 20% mais buscadas após o começo da quarentena na cidade de São Paulo. Além disso, a procura por imóveis com apenas um quarto teve queda de 10%, contra alta de 2% na busca por imóveis de 3 quartos e de 3% por 4 quartos.

Para entender um pouco mais de como está esse mercado durante a pandemia, e o que esperar no próximo semestre, conversamos com a arquiteta, especialista em interiores, Bruniele Schneider.

Por que o mercado de reformas se tornou tão atrativo?
Com a chegada da pandemia e a reclusão das pessoas em suas casas, ocasionou uma preocupação com o conforto e um olhar para ambientes que antes não eram tão necessários, como o home office, além disso, os consumidores começaram a curtir mais a casa e os ambientes acabaram se tornando uma extensão deles mesmos, por isso a vontade de ter espaços com extremo conforto, funcionalidade e identidade.

Como estão os preços com este mercado aquecido? E que o mercado está buscando?
Infelizmente com o mercado superaquecido, os valores estão em alta.
O mercado está buscando funcionalidade, estética e durabilidade. A percepção das pessoas dentro de casa mudou agora, todos os ambientes são pensados para passar um maior período de tempo.

Este é um bom momento para reforma ou, com os preços altos, é melhor esperar?
Com o mercado em alta o conselho é não esperar mais, se você precisa reformar a sua casa, busque um profissional qualificado para lhe auxiliar e mãos à obra! As demandas estão acima da média e isso tende a aumentar os preços. Não temos esperanças de normalidade nos próximos meses.

Como um arquiteto pode auxiliar neste momento para quem busca uma reforma?
Um arquiteto vai projetar e desenvolver espaços com base na necessidade dos moradores, proporcionando ambientes para um dia a dia mais prático e agradável, aliando estética e funcionalidade também ao bolso do cliente, uma reforma precisa estar assessorada por profissionais de arquitetura e mão de obra especializada, para evitar prejuízos, perda de tempo e dor de cabeça.

Com a falta de materiais, qual a melhor solução?
Contratar um arquiteto que te possa auxiliar é primordial, ele vai estar por dentro do mercado e sempre adquirindo informações com os fornecedores, aliado a isso o profissional de arquitetura consegue utilizar nos projetos materiais com maior disponibilidade no mercado.

Como foi o seu fluxo de trabalho durante a pandemia?
Meu fluxo de trabalho dobrou em 2020, no inicio de 2021 teve uma leve queda com a chegada da “segunda onda de covid-19”, o consumidor teve medo de como seria esse período e segurou os investimentos, porém, no segundo semestre do ano voltou a subir e a agenda está quase lotada esse ano. Inclusive, a maioria dos fornecedores como marcenarias, com a alta demanda que já era comum em finais de ano, estão agendando entregas para os primeiros meses de 2022.

A dica é começar os projetos agora para executa-los no inicio do próximo ano, como os prazos de entrega dos fornecedores estão altíssimos, vale a pena se organizar com antecedência.

Ficha e contatos da Bruniele Schneider:
Arquiteta com especialização em interiores.
Site: www.brunieleschneider.com
Contato: (54) 9 9208-8596

Redação Leouve

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

10 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

10 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

11 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

12 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

12 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

15 horas ago