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Missão histórica de pouso na Lua corre riscos após “anomalia” no espaço

 

Empresa que desenvolveu o módulo lunar enfrentou problemas com a posição do objeto; falha foi contornada no início da tarde

Apenas algumas horas após ser lançado da Flórida em direção à lua na madrugada de segunda-feira (8), o primeiro módulo lunar dos Estados Unidos a decolar em cinco décadas ficou por algumas horas em perigo.

A Astrobotic Technology, a empresa comercial que desenvolveu o módulo lunar Peregrine, postou nas redes sociais que inicialmente conseguiu entrar em contato com o veículo após seu lançamento às 4h18 (horário de Brasília), mas então a missão enfrentou um contratempo.

“Infelizmente, uma anomalia ocorreu, impedindo a Astrobotic de alcançar uma orientação estável voltada para o sol”, publicou a empresa no X (antigo twitter) às 11h37 (horário de Brasília). “A equipe está respondendo em tempo real à medida que a situação se desenrola e fornecerá atualizações à medida que os dados forem obtidos e analisados.”

Uma posição voltada para o sol é geralmente necessária para fornecer energia sola r para carregar as baterias de uma espaçonave.

Em uma atualização emitida mais tarde na manhã de segunda-feira, a Astrobotic acrescentou que acredita que a causa provável do problema “é uma anomalia de propulsão que, se comprovada verdadeira, ameaça a capacidade da espaçonave de pousar suavemente na lua.”

Os controladores da missão “desenvolveram e executaram uma manobra improvisada para reposicionar os painéis solares em direção ao sol”, de acordo com a empresa. “Pouco depois dessa manobra, a espaçonave entrou em um período esperado de perda de comunicação. Forneceremos mais atualizações conforme o Peregrine estiver novamente visível na estação terrestre.”

Às 14h34 (horário de Brasília), a Astrobotic divulgou que o problema foi contornado.

“Conseguimos restabelecer com sucesso a comunicação com o Peregrine após o blackout de comunicação. A manobra improvisada da equipe foi bem-sucedida ao reposicionar a matriz solar do Peregrine em direção ao Sol. Atualmente, estamos recarregando a bateria. O Conselho de Anomalias da Missão continua a avaliar os dados que estamos recebendo e está analisando o status do que acreditamos ser a causa raiz da anomalia: uma falha no sistema de propulsão”, disse a empresa em um comunicado.

O módulo lunar, chamado Peregrine em homenagem à ave mais rápida do mundo, parecia ter uma primeira etapa totalmente bem-sucedida de sua jornada após decolar no topo de um foguete Vulcan Centaur desenvolvido pela joint venture Lockheed Martin e Boeing, a United Launch Alliance (ULA).

Foi o primeiro voo do foguete Vulcan Centaur, um novo veículo da ULA projetado para substituir sua antiga linha de foguetes.

A empresa confirmou logo após as 3h (horário local) que o Vulcan Centaur se comportou conforme o esperado, entregando o módulo lunar Peregrine em uma órbita de injeção translunar, segundo a ULA. Isso envolve uma queima de motor precisamente cronometrada que impulsionou o módulo lunar Peregrine em um caminho na órbita terrestre que deveria permitir que ele se sincronizasse com a lua a cerca de 384.400 quilômetros (238.855 milhas) de distância.

Esperava-se então que o módulo lunar Peregrine acionasse seus próprios propulsores a bordo, usando até três manobras para determinar sua trajetória.

Em comunicado, a Astrobotic disse apenas que o Peregrine começou a se comunicar com sucesso com a Rede de Espaço Profundo da NASA, ativou seus sistemas de aviónica, e “os controladores térmicos, de propulsão e de energia, todos foram ligados e funcionaram conforme o esperado.”

“Felizmente, após a ativação bem-sucedida dos sistemas de propulsão, o Peregrine entrou em um estado operacional seguro”, disse a empresa.

Foi após esse ponto, no entanto, que o módulo lunar Peregrine enfrentou a “anomalia” – um termo da indústria aeroespacial que se refere a um aspecto de uma missão que é anormal ou não conforme o planejado.

“Enquanto a equipe luta para solucionar o problema, a bateria da espaçonave está atingindo níveis operacionalmente baixos”, afirmou a Astrobotic em um comunicado.

Riscos da missão Peregrine

A empresa com sede em Pittsburgh, Astrobotic Technology, desenvolveu o Peregrine sob um contrato de US$ 108 milhões com a NASA. O veículo foi projetado desde o início para ser relativamente barato, visando cumprir a visão da NASA de reduzir o custo de colocar um módulo lunar robótico na lua, solicitando ao setor privado que competisse por tais contratos.

O CEO da Astrobotic, John Thornton, disse à CNN em 2 de janeiro que via esse primeiro lançamento como uma missão de teste.

“Isso realmente é como uma abordagem de 50-50, onde é mais sobre o sucesso da indústria do que sobre uma missão específica”, disse Thornton.

Ainda assim, se o módulo lunar falhar, poderá ser uma grande perda para a Astrobotic, a Nasa e outros países e instituições com cargas a bordo do módulo lunar Peregrine.

A perda do módulo tão cedo na missão significaria que a Astrobotic não conseguiria testar a capacidade do veículo de pousar na superfície lunar. O veículo estava programado para tentar pousar na lua em 23 de fevereiro.

A bordo do veículo Peregrine estão cinco instrumentos científicos da Nasa e outras 15 cargas úteis de diversas organizações e países. As cargas comerciais no módulo incluem recordações e até restos humanos que clientes pagantes haviam contratado para serem transportados até a superfície lunar.

Fonte: CNN

cris.erbert

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