Geral

Vinho doce: um resgate às origens em tempo de vindima

Historicamente, os primeiros imigrantes italianos e alemães da Serra Gaúcha, colhiam as uvas e as esmagavam com os pés. Era um longo processo feito por toda família na época de vindima, o período de colheita da uva. Logo após o esmagamento da uva, o mosto doce era bebido por todos. Na época também era bem comum, comer-se o pão molhado nesse mosto. Fermentado, o mosto era transformado em vinho, quase todo ele tinto, de uva Isabel.

Hoje chamamos o “vinho doce” por cultura, mas ele nada mais é do que suco não processado, que refrigerado a zero graus, a levedura presente no mosto, transforma este suco em vinho ao longo do tempo. Para relembrar esta cultura repleta de sabores e aromas, dois municípios da Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha tem programação especial para os próximos finais de semana.

Em Nova Prata, integra a programação do Festival de Verão, a Festa do Vinho Doce, que levará à Praça da Bandeira, as delícias da estação produzidas em terras Pratenses: uvas e vinho doce, produtos coloniais e outras atrações como apresentações de música e dança, pisa da uva, produção de torresmo e de chimia e campeonatos de cartas poderão ser conferidas neste final de semana. A Festa acontecerá dias 01 e 02 de fevereiro (sábado e domingo) de tarde e noite, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Nova Prata, que conta com o apoio da EMATER.

Em Veranópolis, até o dia 15 de fevereiro, todos os sábados acontece a Feira do Vinho Doce, Uva, Artesanato, Agroindústrias e Produtos, na Praça XV de Novembro, das 8h às 11h30. Os produtos são todos de origem da agroindústria ecológica e familiar, diretamente do produtor. Além dos produtos alimentícios, as frutas, verduras, pães, queijos, salames entre outros, o artesanato está presente nos produtos oferecidos pelos artesãos associados a ARTEVE – Associação do Artesão de Veranópolis. A realização é da Prefeitura Municipal de Veranópolis e Emater/Ascar RS.

Nova Prata e Veranópolis integram o Roteiro Termas e Longevidade, uma iniciativa da Atuaserra – Instância de Governança Regional Uva e Vinho em parceria com os respectivos municípios, e tem como apoio a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado do Rio Grande do sul, através da Consulta Popular RS.

Mais detalhes e a programação está disponível em: https://www.termaselongevidade.com.br/noticias/noticia/vinho-doce-um-resgate-as-origens-em-tempo-de-vindima-30012020

Fonte: Assessoria de comunicação Atuaserra / Foto: Divulgação

Sani Chiavenato

Recent Posts

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

3 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 22 de abril

Hoje é o Dia do Descobrimento do BrasilO santo do dia é Santa Maria. A…

3 horas ago

Roberto Carlos apresenta em Bento Gonçalves a turnê “Eu Ofereço Flores”

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

22 horas ago

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Bento Gonçalves

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura…

22 horas ago

Caxias do Sul promove a Semana da Dança 2025

Oficinas, espetáculos e encontros gratuitos ocorrem de 25 de abril a 4 de maio. A…

24 horas ago

Papa Francisco morre aos 88 anos

O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, anunciou o Vaticano. O pontífice…

1 dia ago