Em celebração ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e do Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, a Sociedade 20 de Novembro promove, em julho, a ação “Um causo da Vó Preta”. O objetivo é resgatar histórias e sabedorias das ancestrais negras de Bento Gonçalves através de vídeos.
O material pode ser enviado até o dia 15 de julho, através do Whatsapp (54) 981399628 ou pelo perfil da 20 de Novembro no Instagram (@20denovembro.bg). Posteriormente, os vídeos serão postados nas redes sociais da entidade.
Nos vídeos, de até três minutos, deve constar o nome da pessoa que conta a história, o nome da mulher homenageada e um relato da história.
Resgate
A presidente da Sociedade 20 de Novembro, Elisângela Fontoura, explica que a ação busca resgatar e valorizar as trajetórias de mulheres negras, cujas histórias passaram por proposital apagamento.
“Essas pessoas sempre foram relegadas à força de trabalho, na maioria das vezes doméstico, de cuidadora, ou mesmo sexualizadas. Os ensinamentos, porém, ficaram de lado. Queremos fazer esse resgate e homenagear essas mulheres que ficaram na história da cidade”, diz.
Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…
A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…
A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…
Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…
O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…
No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…