Geral

Sindmóveis lamenta a morte do idealizador do Prêmio Salão Design, Guilherme Fontanari

Por nota oficial, o Sindmóveis lamentou o falecimento do designer e idealizador do Prêmio Salão Design, Guilherme Luiz Fontanari. Ele tinha 69 anos e morreu no sábado (26), em decorrência de um tumor. Ele deixa dois filhos do primeiro casamento, dois netos e a esposa Márcia.

Fontanari teve decisiva relevância para o fortalecimento da atividade dos designers no contexto do polo moveleiro de Bento Gonçalves. Nos 1970, ele fez parte do primeiro time de profissionais independentes contratados pela Móveis Pozza para o desenvolvimento de novas linhas para a empresa, rompendo o paradigma de que o móvel deveria ser concebido apenas dentro da indústria e caracterizando o conceito de consultoria em design em que os designers receberiam royalties da indústria fabricante pelo uso de criações exclusivas.

Anos mais tarde, ele seria o idealizador do Prêmio Salão Design. Nos preparativos para a Movelsul 1988, Guilherme Fontanari sugeriu ideia de um concurso de móveis assinados ao então presidente da feira Dorvalino Pozza (in memoriam), justamente o empresário que o havia contratado para uma consultoria e design na década anterior.

Em depoimento para o Sindmóveis por ocasião dos 30 anos do Prêmio Salão Design, completados em 2018, Fontanari relembrou que nos anos 1980 o design brasileiro já tinha certa profusão, mas fluía apenas no eixo Rio/São Paulo. “Se a Serra Gaúcha tinha uma feira de móveis em franca expansão, por que não plantar essa semente do design no contexto da Movelsul? Como designer e consultor, eu já tinha uma carreira consolidada na época, mas o coletivo e setorial me parecia relevante naquele ambiente. Considero que, sim, o Prêmio ajudou a alavancar o design brasileiro”, avaliou.

Desde 1988, o Prêmio Salão Design já teve 23 edições, tendo contado com a participação de Guilherme Fontanari como diretor, vice-diretor ou jurado em várias delas. Em decorrência do prêmio, a valorização do design como ferramenta competitiva para o setor moveleiro passou a ser um projeto permanente para o Sindmóveis.

Fontanari teve uma longa carreira como designer, atuando principalmente como consultor para indústrias moveleiras. Ele será cremado em Caxias do Sul neste domingo, 27.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

8 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

9 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

10 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

10 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

10 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

14 horas ago