Geral

Região Uva e Vinho prestes a encerrar os planos de trabalho de turismo

Nos últimos dois meses, os esforços da Atuaserra – Instância de Governança Regional, concentraram-se em atender uma nova demanda oriunda do Programa de Regionalização do Turismo. Trata-se da construção de um plano de trabalho executável a partir das ações previstas no plano municipal de turismo.

A construção do plano de trabalho deve ser feita de forma coletiva, com a participação dos membros do Conselho Municipal de Turismo, seguindo alguns preceitos e eixos estratégicos, entre eles estão a descentralização de ações, a participação do município na regionalização, seu posicionamento no mercado, a qualificação dos profissionais associados, a captação e promoção de investimentos no empreendedorismo, a infraestrutura turística existente, as informações oferecidas aos turistas, a promoção e apoio que oferecem ao comércio e o monitoramento de atividades.

O Programa de Regionalização do Turismo consiste, basicamente, em um programa do Ministério de Turismo que tem como objetivo regionalizar as atividades turísticas no Brasil, uma estratégia mais organizada e participativa, que envolve os setores públicos e privados dos municípios brasileiros, juntamente às ações desempenhadas pelo MTur.

No dia 01 de setembro de 2021, quarta-feira, parte da equipe Atuaserra, representada pela diretora executiva Beatriz Paulus e pela assessora de comunicação, Liliane Sene Luz, participou de duas reuniões para a discussão e definição do plano de trabalho nos municípios de Carlos Barbosa e Santa Tereza.

Em Carlos Barbosa, a reunião contou com a presença do Secretário de Turismo do município, Fabio Rogério Basso, e demais integrantes do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Na conferência, realizada na sede da Sicredi Serrana, entre outras pautas, houve a apresentação e aprovação do plano de trabalho a ser executado no município, que foi criado a partir do plano municipal de turismo.

Já no município de Santa Tereza, iniciou-se a construção do plano de trabalho, ainda em desenvolvimento. A Secretária de Turismo do município, Virgínia Furlanetto, recepcionou os participantes. Estiveram presentes na reunião Mateus Nunes, da Morangos Orgânicos; Karina Chiminazzo, do Karina Atelier; Mariane Bettinelli, da agência de turismo ecológico Irmãos Bettinelli; Marciano Sartori, da Vitivinícola Renascer.

A Instância de Governança Regional, Atuaserra, é uma entidade sem fins lucrativos e possui mais de 35 anos de atuação na Região Uva e Vinho, atualmente responsável por coordenar as ações de desenvolvimento de turismo de 30 municípios.

Fonte: Assessora de comunicação / Foto: Reprodução Internet/Atuaserra / Divulgação

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

17 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

18 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

19 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

19 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

19 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

23 horas ago