Geral

Projeto Cirandeira Criativa oferece Oficina de Customização

Chegou a hora da Oficina de Customização no Cirandeira Criativa! Realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, FAC Movimento, através do Edital 12/2019, o projeto que oferece oficinas de arte popular e urbana com ênfase na cultura afro-brasileira e indígena abre as inscrições para as atividades que serão desenvolvidas pela designer Fran Hermoza.

As atividades gratuitas começam dia 22 de julho. Em seu segundo trimestre, o projeto também segue com as oficinas de dança, com Vanessa Carraro, e percussão, com Cristiano Nunes, que também estão recebendo inscrições de novos interessados.

Com uma hora semanal, às quintas-feiras, 20h, durante três meses, a Oficina de Customização apresentará diversas técnicas de corte e costura para produzir e personalizar os figurinos e camisetas. Os oficineiros também aprenderão o manejo de adereços e, no final das atividades, deverão participar da criação do estandarte do projeto. Com uma diversidade de tarefas, a oficina busca valorizar a riqueza da cultura afro-brasileira e indígena e sua influência na construção identitária brasileira. Além da aula on-line, semanalmente será postada no Canal do YouTube do projeto, mais uma aula de uma hora da Oficina. As duas atividades ficarão disponíveis para o público.

Franciele Hermoza
Fran Hermoza, é designer atuante na cena cultural caxiense. Cursou moda nas instituições CESUMAR, UCS e UADE – Universidade de La Empresa Argentina, em Buenos Aires. Também fez intercâmbio estagiando com o estilista Monge Guibanne, em Lyon, na França. É integrante do Núcleo de Moda, grupo de pesquisa de moda, comportamento social e cultural, do Sindvest Caxias do Sul. Em 2018, criou os figurinos Bloco da Ovelha. No mesmo ano também assinou a coleção Contos de Faltas, com figurinos para a Cia de Municipal de Dança de Caxias do Sul.

As atividades do Cirandeira Criativa começaram no final de março, com as oficinas on-line de dança com Vanessa Carraro, percussão, com Cristiano Nunes, e História, com Carina Monteiro. Previsto para seguir até novembro, o projeto foi idealizado pela cirandeira Vanessa Carraro e produzido pela Lynch Gestão Cultural, da produtora cultural Flor Nieto.

Assim, o Cirandeira Criativa segue com seu propósito de oferecer oficinas de arte popular e urbana com ênfase na cultura afro-brasileira. Para isso, mantém abertas as inscrições para as oficinas de dança, às terças, ou de percussão, às quartas, seguindo agora com a Oficina de Customização e prevendo ainda uma oficina de Graffiti com Andrigo Martins. Os interessados podem se inscrever para qual oficina desejarem.

Formulário de Inscrição: https://forms.gle/nNNkaDSuX6mN8tAs9

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet

Sani Chiavenato

Recent Posts

Viva com Saúde – 23/04/2025 – O que é compulsão alimentar?

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre compulsão alimentar. Compulsão alimentar é um…

2 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 23 de abril

Hoje é o Dia Mundial do LivroO santo do dia é São Jorge. A lua…

2 horas ago

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

20 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

20 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

22 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

22 horas ago