Foto: Divulgação/Crédito Joana Berwanger/Sul21
O professor Marildo Menegat, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lança na próxima sexta-feira, dia 09 de maio, em Caxias do Sul, o livro “A guerra não tem paz: Estudos sobre o sentido violento e destrutivo do fetichismo do capital”. O evento acontece no Ponto Coletivo (Rua Andrade Neves, 573, bairro Exposição), a partir das 18h30. A entrada é gratuita.
Marildo Menegat é professor e pesquisador nas áreas de Filosofia Social e Política e Teoria Crítica, atuando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Direitos Humanos da UFRJ. Com uma extensa produção acadêmica, ele é autor de diversos livros que abordam temas como crítica da economia política da barbárie, militarização do cotidiano e crítica da cultura. Em “A guerra não tem paz”, Menegat aprofunda sua análise da sociedade brasileira a partir da teoria da crise desenvolvida pelo filósofo alemão Robert Kurz, propondo uma nova interpretação dos fundamentos da violência estrutural no capitalismo contemporâneo.
Segundo o autor, o livro examina como a violência se tornou um sintoma central da dissolução das instituições sociais, sendo usada como instrumento de uma “governabilidade armada”, que paradoxalmente se apresenta como forma “normal” de funcionamento da democracia em tempos de crise.
Símbolo máximo da sustentação dos imigrantes nas novas terras, a fé que os moveu diante dos…
O palco da Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, recebe na próxima quinta-feira, dia 8…
Com os olhos voltados para o mercado nacional e internacional, a Cooperativa Vinícola Aurora se prepara para…
Mulheres idosas que conseguem estabelecer relações sociais satisfatórias – seja com família ou amigos –…
Hoje é o Dia Internacional da Língua Portuguesa O santo do dia é São José…
O mês de maio marca a campanha Maio Vermelho, que foca na conscientização sobre as…