Geral

Paróquia Santo Antônio celebra 137 anos de criação nesta sexta-feira

A Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, irá celebrar seus 137 anos, nesta sexta-feira, 06 de agosto. Criada em 1884, na então Colônia Dona Isabel, hoje atende o Santuário, no centro da cidade, e outras 25 comunidades nos bairros e no interior do município. A Missa solene em ação de graças será celebrada às 18h, no Santuário Santo Antônio, o que também marca a solenidade litúrgica da Transfiguração de Jesus.

Ainda antes de ser transformada em Paróquia, a Colônia Dona Isabel sempre foi marcada pela fé de seu povo, aliada aos valores da família e do trabalho. Em 30 de setembro de 1876, pouco mais de um ano após a chegada dos Imigrantes Italianos, o padre Bartolomeu Tiecher celebrou a primeira Missa, nas proximidades do atual Santuário. De lá para cá, cresceu a devoção a Santo Antônio, que se tornou o padroeiro de Bento Gonçalves e os próprios festejos a ele dedicados, que são os mais antigos da Imigração, chegando à 143ª edição neste ano de 2021.

Atualmente, a equipe sacerdotal da Paróquia Santo Antônio é composta pelo padre Ricardo Fontana, pároco e pelos vigários paroquiais, Júlio Giordani, João Roberto Masiero, Lucivan Francieski e Luís Carlos Conci e conta com a cooperação das Irmãs de Jesus Bom Pastor, conhecidas como Pastorinhas, há 68 anos. Hoje, servem à comunidade as religiosas Lídia Villani, Vanda Terezinha Bisatto e Vergínia Fabbro.

A igreja matriz da Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves, celebra em 31 de dezembro de cada ano, a data de sua elevação à categoria de Santuário Diocesano. O decreto foi assinado pelo então arcebispo de Porto Alegre, dom João Becker, em 27 de dezembro de 1934 e passou a valer no dia 31 do mesmo mês, na comemoração solene do cinquentenário de criação da Paróquia. O jubileu de 85 anos da elevação foi celebrado em 31 de dezembro de 2019, por dom José Gislon.

A Paróquia soma um grande esforço de lideranças que dão sustentação às ações pastorais e de caridade. São mais de 1.500 voluntários em 64 frentes de trabalho religioso, pastoral e social, destacando-se o serviço de caridade aos mais necessitados, a comunicação, o atendimento diário dos sacerdotes e a iniciação à Vida Cristã.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

Sani Chiavenato

Recent Posts

Viva com Saúde – 23/04/2025 – O que é compulsão alimentar?

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre compulsão alimentar. Compulsão alimentar é um…

2 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 23 de abril

Hoje é o Dia Mundial do LivroO santo do dia é São Jorge. A lua…

3 horas ago

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

20 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

21 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

22 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

22 horas ago