Geral

Obra literária ‘Uma Família Italiana’ propõe amostragem da imigração italiana no Brasil

Pelo selo La Macchina a vapore, comemorativo aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, e integrando as celebrações do sesquicentenário protagonizadas pela Universidade de Caxias do Sul, a Editora da UCS (EDUCS) lança a obra “Uma Família Italiana: O povo Cimbro – A República de Veneza – A imigração italiana – Os Cunico”, do autor Sidnei Cunico.

Abordando a história de sua família desde as origens, o escritor promove uma amostragem da imigração italiana no Brasil, já que “dentre os cinco estados que receberam a imigração italiana em escala, os Cunico chegaram em quatro, vindos diretamente da Itália”, da região do Vêneto, nos períodos do Brasil Império, entre 1877 e 1888, e Brasil República, entre 1891 e 1896, conforme contextualiza a introdução. “Foi uma pesquisa de longo prazo, muito prazerosa e que trouxe surpresas e descobertas interessantes, que envolvem a família em eventos até históricos do Brasil”, resume o autor, que apresentou a obra ao reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech.

Sidnei Cunico é egresso do curso de Administração e aluno da graduação em História na Instituição, além de estudante de Filosofia. O caxiense, que desenvolveu sua carreira no ramo industrial e de comércio internacional, é entusiasta do estudo das sociedades humanas, antigas e atuais. Em 2015, publicou o romance Remanescentes: a Vida em um Mundo Vazio.

150 anos da Imigração Italiana no RS

A publicação tomou forma na semana em que a Universidade de Caxias do Sul recebeu o embaixador italiano no Brasil, Alessandro Cortese, no dia 10 de abril, contemplada no roteiro da primeira visita oficial ao Rio Grande do Sul. Comprometida com a celebração dos 150 anos da imigração italiana no Estado, comemorados em 2025, a UCS já definiu a programação com foco nas festividades. Entre elas, e em parceria com entidades e órgãos públicos como a Prefeitura de Caxias do Sul, organizará ações e eventos para valorizar o fenômeno da imigração italiana no Estado.

O selo La Macchina a vapore da EDUCS referencia o meio de transporte do qual se serviram milhares de imigrantes. Até o ápice das comemorações do sesquicentenário, a editora publicará diferentes volumes que registram o fenômeno imigratório e enaltecem a cultura da imigração, como o Álbum dos 150 Anos da Imigração Italiana, organizado pela Universidade.

 

Patricia Larentis

Recent Posts

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

1 hora ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 22 de abril

Hoje é o Dia do Descobrimento do BrasilO santo do dia é Santa Maria. A…

2 horas ago

Roberto Carlos apresenta em Bento Gonçalves a turnê “Eu Ofereço Flores”

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

20 horas ago

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Bento Gonçalves

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura…

21 horas ago

Caxias do Sul promove a Semana da Dança 2025

Oficinas, espetáculos e encontros gratuitos ocorrem de 25 de abril a 4 de maio. A…

22 horas ago

Papa Francisco morre aos 88 anos

O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, anunciou o Vaticano. O pontífice…

23 horas ago