Foto: Divulgação Entre Rios/Crédito Tatieli Sperry
Chegou o momento de as histórias de avós e o patrimônio cultural existente nas margens do Rio Pelotas chegarem às telas. Uma das principais entregas do projeto Entre Rios, a minissérie que tem o objetivo de preservar, valorizar e ampliar o alcance dos fazeres e saberes de mulheres dessa região, terá um evento de lançamento em Caxias do Sul nesta terça-feira, dia 29 de abril, a partir das 19h40min, no auditório do Bloco H da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Idealizado por Franciele de Oliveira, uma caxiense com raízes nas margens do rio, assim como tantos filhos de migrantes do Campos de Cima da Serra, o projeto é realizado com recursos da Lei complementar nº 195/2022 – Edital SEDAC/LPG nº11/2023.
Com quatro capítulos, a minissérie está embasada na história de mulheres idosas do campo: Dona Cleusa, Dona Cuna, Dona Nersa, Tia Santa, Dona Marica e Tia Nena. Os relatos delas simbolizam a trajetória de vida de muitas mulheres que vivem às margens do Rio Pelotas, o limite entre as cidades de Pinhal da Serra (RS) e Anita Garibaldi (SC). “Ouvindo relatos das minhas avós e entendendo o mundo em que elas viviam, idealizei esse projeto para que a
História delas fossem valorizadas, ouvidas e reconhecidas”, afirma Franciele.
Um inventário participativo também integra o “Entre Rios: Histórias das avós e o patrimônio das margens do Rio Pelotas”, um projeto que fala sobre memória. Para o inventário, foram entrevistados 32 moradores das comunidades de Pinhal da Serra. O inventário aborda a história da cidade, dos lugares, dos objetos, das celebrações, das formas de expressão e dos saberes que fazem parte da vida de quem vive no Pinhal. A cidade foi local de um dos conflitos armados da Revolução de 1923, disputa entre os partidários de lenço branco de Borges de Medeiros (Chimangos), e de Assis Brasil com lenço vermelho (Maragatos). E preserva ainda hoje o tradicionalismo, as cavalgadas, as festas de capela, a agricultura familiar, o saber do crochê e do trançado de palha, o benzimento, o feitio das comidas, entre outros.
Serviço
O que: Lançamentos da minissérie do projeto “Entre Rios: Histórias da avós e o patrimônio das margens do Rio Pelotas”
Quando: 29 de abril
Programação: 19h40min – exibição da minissérie | 20h40min – Roda de conversa com Franciele Oliveira, Janaína Lopes e Katani Monteiro. Tema:
História pública e memória
Onde: Auditório do Bloco H da Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Quanto: gratuito
Evento celebra o poder da leitura com atividades gratuitas, bate-papos e espetáculos no Shopping Villagio…
Gramado é uma cidade que inspira talento, dedicação, amor e criatividade. Pelas mãos dos gramadenses…
O tenor ítalo-brasileiro Etcheverry Santi Rebelatto interpreta os grandes sucessos de Elvis Presley, Elton John,…
A banda Bataclã FC apresenta o show "Pai Guaíba", depois da excepcional receptividade no Theatro…
No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a Odontologia Moderna. De dentes arrancados…
Hoje é o Dia Internacional da DançaA santa do dia é santa catarina de sena.…